Virtualização: 5 dicas para modernizar seu data center

0

Com a busca constante por tecnologias unificadas que agreguem e ofereçam negócios interconectados, a virtualização tornou-se uma necessidade para as empresas, sejam elas grandes ou pequenas. As vantagens são muitas, como a redução de custos, seguindo pela consolidação de ambientes; menor consumo de energia; melhor aproveitamento do espaço físico e a diminuição dos ativos de rede.

Mas para isso ocorrer é necessário um software que ofereça 100% de disponibilidade no Data Center, possibilitando que os seus clientes, parceiros e fornecedores tenham acesso às informações e aplicativos a qualquer momento, via qualquer tipo de dispositivo, sem tolerância a tempo de inatividade ou a perda de dados.

Preenchemos essa lacuna aproveitando as capacidades do Data Center Moderno, que inclui a virtualização, integração de novo armazenamento e recursos de nuvem, para oferecer cinco capacidades essenciais. Elas, por sua vez, permitem um objetivo de tempo e de pontos de recuperação (RTPO) de menos de 15 minutos para a maioria das cargas de trabalho, oferecendo disponibilidade e permitindo negócios em operação constante.

A virtualização permite à empresa economizar dinheiro, tempo e esforço – o que, no final, pode fazer seus clientes muito felizes. Algumas dicas são essenciais para as empresas que estão considerando a virtualização.

1) Controle o ciclo de vida de cada VM

É extremamente importante manter o controle de cada uma das máquinas virtuais (VMs), desde o "nascimento" até a "morte". Você deve sempre saber o quão grande essas VMs tornaram-se e a quantidade de tráfego que recebem. É muito comum "definir e esquecer" a VM, mas isso é um erro grave e pode gerar graves problemas.

2) Defina o tamanho do disco que será utilizado na VM

Sim, você vai precisar para se certificar de que fez o planejamento necessário para assegurar que a máquina host tem espaço suficiente para acomodar as VMs. O tempo investido, definitivamente, vale a pena o tempo investido e melhora o desempenho.

3) Crie modelos de máquina virtual para facilitar a implantação

Se você sabe que vai querer implantar VMs com base em configurações ou necessidades específicas, crie um conjunto de modelos para que a implantação dessas máquinas seja o mais eficiente possível. Economia de tempo é dinheiro no banco para você e para o cliente.

4) Mantenha seu sistema host atualizado sempre

A última coisa que você precisa é ter suas VMs hospedadas em uma máquina vulnerável, a ameaça de perda é significativamente maior. Devido a isso, é importante sempre certificar-se que o sistema host é seguro.

5) Lembre-se de proteger seus dados

A virtualização permitiu uma revolução nesta área, e hoje entregar níveis de disponibilidade e proteção antes restritos a sistema de missão críticas (algo como 5% do total de sistemas mantidos pela área de TI) estão mais próximos e disponíveis agora para a maioria dos sistemas. Backups em nível de imagem e replicação das VM facilitam a recuperação quase que instantânea das mesmas, permitindo RTPOs como mencionado anteriormente inferiores a 15 minutos.

Ricardo Apud, country Manager da Veeam no Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.