A Tata Consultancy Services (TCS) publicou seu estudo global chamado "Onde, como e com o quê líderes competirão na nova década: descobertas do Estudo Global de Liderança TCS 2021", com base em uma pesquisa feita com 1.200 CEOs e executivos seniores. O estudo revela uma grande divisão nas estratégias digitais de empresas com melhor desempenho (Líderes) em relação às que estão atrás (Seguidoras), incluindo insights inesperados como: 80% das Líderes estão mais dispostas a colaborar com os concorrentes em comparação com as Seguidoras (23%).
Realizada pelo TCS Thought Leadership Institute, que conduz pesquisas primárias para ajudar organizações a se transformarem para um crescimento sustentável de longo prazo, o estudo avalia como as grandes empresas globais ajustarão suas estratégias competitivas até 2025, após a pandemia. Especificamente, ele explora como equipes de gerenciamento em todo o mundo estão alcançando um equilíbrio entre inovação e otimização em quatro áreas – estratégias digitais, serviços digitais, formas digitais de conduzir negócios e abordagens de liderança.
"Os executivos seniores são sempre desafiados a liderar suas organizações para serem mais competitivas e o aumento da digitalização apenas acelera esse ímpeto", disse Krishnan Ramanujam, Business Group Head da área de Serviços de Negócios e Tecnologia da TCS. "Este estudo captura o pulso dos líderes globais de negócios e suas crenças quase onipresentes de que as grandes oportunidades digitais serão abundantes nos próximos cinco anos, e a cultura de sua empresa deve abraçar uma mentalidade de inovação. Na TCS, usamos nossa estrutura 3-Horizon Purpose-Led Transformation para ajudar as organizações a abraçar a inovação de uma forma que as ajude a competir com mais eficiência", afirma.
As principais conclusões do estudo são:
• A Inovação foi classificada como o aspecto mais importante da cultura organizacional, seguida por Diversidade, Inclusão e Igualdade de Oportunidades (#2), Orientação para a Qualidade (#3) e Centralidade no Cliente (#4).
o As Líderes classificaram a Centralidade no Cliente como a principal prioridade cultural, acima de Valor para o Acionista, enquanto as Seguidoras a classificaram em 6º lugar, indicando que as empresas de alto desempenho incorporam uma mentalidade de 'cliente primeiro' em toda a organização.
• Até 2025, os entrevistados acreditam que 41% de sua receita virá de novos serviços. Com isso, as Líderes esperam 44% da receita vinda de novos serviços, enquanto as Seguidoras esperam 40%.
• Os entrevistados projetaram que, até 2025, 46% de sua receita virá de produtos ou serviços puramente digitais. As Líderes esperam que seja ainda maior – 56%.
• Quando questionados sobre onde precisam usar os dados de maneira mais eficiente, as Líderes classificam as Campanhas de Marketing Digital em primeiro lugar, seguidas por Iniciativas de Vendas e Atendimento ao Cliente, sugerindo que suas empresas precisam melhorar a maneira como os dados do cliente são usados para criar demanda e melhorar a experiência do cliente.
O relatório também oferece recomendações baseadas em dados para ajudar a moldar a estratégia de líderes seniores com visão de futuro sobre como levar suas organizações a um desempenho superior.
Sobre o Brasil, a pesquisa revelou que:
• Mesmo com o crescimento maciço das oportunidades digitais, a maioria das empresas brasileiras subestima a quantidade de inovação em estratégia, produtos e serviços, processos de negócios e abordagens de liderança que precisarão para competir.
• As empresas brasileiras têm muito mais probabilidade, do que as outras respondentes da pesquisa, de avaliar fatores políticos, fiscais e regulatórios ao decidir onde competir até 2025.
• Três quartos dos entrevistados brasileiros acreditam que sua maior competição até 2025 virá de além das fronteiras da indústria tradicional, particularmente de empresas digitais (32%).
• Os entrevistados acreditam que até 2025, 43% da receita virá de novos produtos e serviços que eles não comercializam hoje, ressaltando o momento de transição digital.
• Atualmente, os entrevistados brasileiros estão à frente de todos os outros entrevistados na pesquisa sobre automatizar as interações de marketing e pós-venda com o cliente.
• Os dados do cliente são a principal fonte de ideias inovadoras dos entrevistados globais. As empresas brasileiras têm 9 pontos percentuais menos probabilidade de priorizar essa fonte, estando atrás da busca por ideias de colaboradores, recompensas a funcionários criativos e reconhecimento interno por apresentar ideias.
Para Tushar Parikh, Country Head da TCS no Brasil, as empresas brasileiras entendem a importância da transformação digital e muitas já estão se preparando para esse momento. "O Estudo Global de Liderança deixa claro que os líderes sabem que devem investir em novos produtos e serviços, porém o maior investimento está em aprimorar o que já é oferecido pelas organizações. As empresas que conseguirem perceber a necessidade de inovar durante este cenário de transformação digital terão uma grande vantagem no mercado", afirma.
O Estudo Global de Liderança 2021 da TCS entrevistou mais de 1.200 CEOs e executivos sêniores de uma variedade de setores, incluindo (mas não se limitando a) varejo, manufatura, seguros, bancos e finanças, saúde entre outros, de quatro regiões do mundo — América do Norte (EUA, Canadá); Reino Unido, Europa (Alemanha, Holanda, França); APAC (Índia, Cingapura, China, Austrália, Nova Zelândia, Japão); e LATAM (Colômbia, Brasil, México). As empresas dos entrevistados tiveram receitas anuais acima de US$ 1 bilhão, com uma receita média de US$ 14 bilhões.
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