Uma pesquisa da Gartner, Inc. com 238 líderes executivos em 24 de agosto de 2021 revelou que 66% das organizações estão atrasando a reabertura de seus escritórios devido a novas variantes do COVID-19.
"Os líderes têm determinado se e como exigir a vacinação COVID-19 dos funcionários nos últimos meses, e a aprovação total da vacina Pfizer pelo FDA é outro aspecto que os empregadores estão considerando agora", disse Brian Kropp, chefe de pesquisa da prática de RH do Gartner.
De acordo com a pesquisa do Gartner de 24 de agosto, 16% das organizações estão exigindo a vacinação – um aumento significativo em relação aos 2% das empresas que relataram a vacinação obrigatória em janeiro de 2021. Trinta e três por cento dos líderes executivos disseram que a aprovação da FDA para a vacina Pfizer COVID-19 aumentou a probabilidade de sua organização exigir que os funcionários sejam vacinados. No entanto, quase 50% dos entrevistados relataram que a aprovação do FDA não terá impacto sobre se sua organização exige a vacinação.
"Embora muitas organizações não estejam exigindo vacinações, a maioria está rastreando o status de vacinação por meio de vários métodos, incluindo a exigência de um registro físico da vacinação (28% dos entrevistados) e medidas de autorrelato (40% dos entrevistados)", disse Kropp.
Em meio ao atual ressurgimento do COVID-19 , as organizações estão empregando uma combinação de incentivos e restrições para estimular a vacinação. Vinte e oito por cento dos líderes executivos disseram que sua organização está oferecendo a vacinação COVID-19 no trabalho; 18% das empresas estão oferecendo incentivos não monetários, como folga adicional, e 17% estão oferecendo incentivos monetários. Quinze por cento dos entrevistados relataram que sua organização está exigindo que os funcionários façam os testes COVID antes de entrarem no escritório, caso não apresentem comprovante de vacinação. Além disso, 21% das empresas estão limitando o acesso a certos recursos de seu local de trabalho – por exemplo, academia, refeitório ou transporte de ônibus – para funcionários não vacinados; 8% planejam demitir funcionários que não foram vacinados.
"O que tem mais probabilidade de aumentar o número de organizações que buscam mandatos de vacinas são as exigências dos governos estaduais e locais", acrescentou Kropp. "Os empregadores querem o benefício de uma força de trabalho vacinada, mas não querem a responsabilidade de ter que implementar e gerenciar um mandato de vacina."
CHROs e líderes de RH podem aprender mais sobre como liderar organizações durante a interrupção do coronavírus no centro de recursos de coronavírus do Gartner para RH, uma coleção de pesquisas e webinars complementares do Gartner para ajudar as organizações a responder globalmente, gerenciar e se preparar para a próxima fase do COVID- 19