A GetNet Tecnologia, especializada em transações eletrônicas, apresenta durante o Futerecom 2006, que começa nessa segunda-feira, 02/10, em Florianópolis (SC), o seu sistema M-Payment, que transforma o celular em um dispositivo de pagamento de diversos tipos de produtos e serviços. A tecnologia está disponível para aparelhos de todas as operadoras, mas apenas os cartões habilitados na rede GetNet serão aceitos.
Para utilizar o sistema, o usuário precisa receber da administradora do seu cartão de crédito um número fantasia de celular e uma senha. O estabelecimento comercial também precisa de um aparelho celular, porém programado pela GetNet.
Em uma operação de compra, o número fantasia do cliente e o valor da transação são enviados para o servidor da GetNet, que retorna a mensagem para o celular do cliente, informando a quantia envolvida e o código do estabelecimento comercial, e solicitando também a sua senha.
Após checar o limite de crédito e a senha do cliente, o servidor da GetNet autoriza a compra, liberando uma mensagem para o celular do cliente e do estabelecimento comercial. O pagamento é registrado normalmente na fatura do cartão e o cliente fica com o histórico no seu celular. Já o estabelecimento recebe da administradora do cartão uma porcentagem da transação.
A GetNet também está lançando um sistema de recarga de telefones pré-pagos.Os estabelecimentos credenciados à rede da empresa ? que devem chegar a 100 mil até o final do ano ? podem oferecer este serviço, obtendo receita extra e atraindo clientes ao seu ponto de venda.
O sistema da GetNet tem como principais meios de captura os terminais POS (Point Of Sale) e a tecnologia TEF (integrada na rede de computadores do estabelecimento). Além da recarga eletrônica, a solução permite capturar diversos cartões de crédito, débito e convênios, como também arrecadar pagamento de contas (água, luz, telefone, entre outras) e fazer consultas on-line junto ao Serasa sobre cheques e pendências financeiras.