Panasonic vislumbra mercado de PLC já em 2009

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A fabricante japonesa de produtos eletroeletrônicos Panasonic decidiu apostar no novo mercado de banda larga pela rede elétrica (PLC, na sigla em inglês) e já começou a testar um modem para acesso à internet com essa tecnologia, o qual deverá ser colocado no mercado no ano que vem.

"O mercado de PLC é bastante interessante para o Brasil onde há uma grande demanda de uso de internet. Para nós essa é uma oportunidade de gerar novas receitas e já queremos colocar nosso produto nas prateleiras das lojas em 2009. Esse mercado será uma realidade já no ano que vem no Brasil", afirmou Eduardo Kitayama, consultor técnico de vendas da Panasonic Brasil.

Até o fim deste ano ou início de 2009, a empresa passará a testar um novo modelo, desta vez com o Wi-Fi. "Para 2010 novos modelos deverão ser lançados", completou o executivo.

Atualmente, os modems PLC já são comercializados nos EUA, Europa e Japão, com fabricação no Japão e na China. Caso a demanda no Brasil seja alta, é possível que o modem passe a ser fabricado no país no futuro.

"Nossa expectativa é que em 2009 já encontraremos uma demanda pelos modems PLC", analisou Kitayama, ressaltando que o PLC será complementar a outras tecnologias de acesso a cabo e ADSL, e que terá dois grandes nichos: as localidades mais distantes onde as redes de cabo não chegam e nos grandes centros urbanos onde as infra-estruturas estão congestionadas, impedindo que sejam passados cabos.

Algumas concessionárias de energia elétrica já testam o uso da banda larga pela rede elétrica, e até vislumbram oferecer esse serviço para o mercado residencial. No último dia 30 de setembro, a Anatel encerrou a consulta pública da sua proposta de regulamentação do serviço.

Além disso, a agência reguladora não tende a escolher uma tecnologia padrão para o serviço de banda larga pela rede elétrica e, segundo disse recentemente o conselheiro Plínio de Aguiar Júnior, qualquer empresa poderá oferecer o serviços, sendo necessário apenas a requisição para atuar com Serviço de Comunicação Multimídia.

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