A fabricante americana de chips Symetrix, em parceria com empresários estrangeiros e o grupo brasileiro Encalso-Damha, construirá a primeira fábrica privada de semicondutores no país, que será instalada na cidade de São Carlos, no interior de São Paulo. O valor do investimento será de US$ 1 bilhão e a estimativa é que sejam gerados 700 empregos diretos com a fábrica.
Na unidade fabril serão produzidos chips de memória para os chamados smartcards (cartões inteligentes), que têm diversas aplicações como bilhetes para o transporte público, telefonia celular, TV digital e movimentações bancárias.
A Symetrix Corporation conta com mais de 180 patentes na área de microeletrônica e as licencia para fabricantes no Japão, Coréia do Sul, Estados Unidos e Europa.
A Symetrix foi fundada na década de 1980 pelo empresário brasileiro Carlos Paes de Araujo, que decidiu expandir sua atuação para o Brasil depois que governo federal elegeu o setor de semicondutores como um dos prioritários para o desenvolvimento do país.