Publicidade
Início Serviços Gerenciamento NFC-e utiliza padrão de código de barras GS1 e tecnologia QR Code

NFC-e utiliza padrão de código de barras GS1 e tecnologia QR Code

0
Publicidade

A Associação Brasileira de Automação (GS1-Brasil) aguarda agendamento até o fim do ano, pela Receita Federal e Secretarias Estaduais da Fazenda, da cerimônia nacional do lançamento da Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e).

A tecnologia será apresentada e adotada em todo o País após ter passado por testes em projetos-pilotos em alguns Estados. O objetivo do lançamento oficial da NFC-e é mostrar a importância do documento eletrônico e estimular sua adoção em todo Brasil.

“A emissão da NFC-e é uma das aplicações que contou com a colaboração efetiva do código de barras padrão GS1, uma solução implantada no Brasil há 30 anos que segue em constante evolução”, destaca João Carlos de Oliveira, presidente da entidade.

Outra inovação é o uso do QR Code, com a qual a nota fiscal não precisa ser armazenada em papel. Basta fazer a leitura do código via smartphone ou tablet para ter as informações armazenadas. O cliente também poderá optar por receber tudo via e-mail.

Além dos benefícios para o consumidor, como a consulta em tempo real de suas notas fiscais, sem a necessidade de acumular papel, a tecnologia também traz vantagens para o Fisco, com aumento da arrecadação, e para as empresas, com a redução de custos com automação.

O Estado do Amazonas, primeiro a implantar a novidade, começou com a participação de cinco empresas na fase de testes. Hoje, mais de 70 contribuintes emitem o documento eletrônico.

O detalhe importante é que a adesão é voluntária, o que mostra o interesse das empresas em migrar para o novo sistema, considerado mais econômico, moderno e ágil.

A estimativa da Secretaria da Fazenda do Amazonas é que o emprego da ferramenta seja responsável por 5% de aumento na arrecadação do estado em 2013.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile