Claro anuncia 10 novas cidades com rede 4,5 G até final do ano

0

A operadora Claro anunciou nesta segunda-feira, 2, ampliação da sua nova rede 4,5G para dez grandes cidades brasileiras até o final do ano, após o lançamento inicial em Brasília, no mês passado. Ao mesmo tempo anunciou também um forte investimento na renovação de sete mil sites e a construção de mãos 2 mil novos para melhorar ainda mais a cobertura e a qualidade da rede. A ampliação para 4,5 G envolve as cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Vitória (ES), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Salvador (BA), São Luís (MA) e Campinas (SP),

"Se compararmos dezembro/2016 a dezembro/2017, a operadora terá ampliado em 231% os municípios que contam com a tecnologia de quarta geração", disse Paulo César Teixeira, CEO da Claro, acrescentado que seu objetivo e levar a empresa à liderança de mercado. Hoje ela tem cobertura em 4.162 municípios do Brasil. A empresa também tem utilizado a nova faixa de frequência de 700 MHz nas cidades onde já se encontra liberada para uso pelas redes móveis.

"A Claro está fortemente voltada a entregar a melhor experiência de serviços ao consumidor brasileiro e para isso tem um plano robusto de investimento para modernização e expansão de sua rede no país", enfatiza.

A modernização dos sites implica na troca de equipamentos, antenas e baterias, numa parceria com Ericsson, Huawei e Nokia, que além de proporcionar mais eficiência irá consumir menos energia elétrica. Isso irá possibilitar cobertura de 75 da população com 4G.

4.5G = mais velocidade

No 4.5G, as velocidades médias de navegação chegam a ser até 10 vezes maiores do que o 4G convencional. Segundo a Claro, a tecnologia se caracteriza por três requisitos técnicos que precisam estar disponíveis na rede e também suportados pelos smartphones compatíveis:

*Carrier aggregation (agregação de faixas)Permite a consolidação de diferentes faixas de frequência em uma mesma portadora. Com isso, é possível criar uma supervia de transmissão, para navegar com mais velocidade e transmitir mais informação. A tecnologia exige agregação de até 3 faixas diferentes de frequência e exige um mínimo de 30 MHz de largura de banda no canal consolidado.

*MIMO 4×4: MIMO (Multiple Inputs Multiple Outputs) 4×4 é um recurso que permite que o enlace de transmissão entre a torre e o smartphone seja feito utilizando 4 antenas de transmissão e 4 de recepção. Na maioria dos modelos disponíveis no mercado são utilizadas 2 antenas para transmissão e 2 para recepção.

*Modulação Avançada 256QAM: Esquema avançado de modulação que permite maior eficiência espectral, transmitindo mais bits de dados a cada tempo. Permite que os dispositivos conectados transmitam um volume muito maior de dados simultaneamente.

"Seria como ampliar uma estrada com várias faixas de rolagem (carrier agreggation) e ainda 'turbinar' o fluxo com veículos mais rápidos e com maior capacidade de carga (com MIMO 4×4 e Modulação 256 QAM). O resultado é um desempenho muito maior no tráfego de informações", explica André Sarcinelli, diretor de engenharia da Claro. "É uma tecnologia extremamente avançada, que por enquanto só a Claro vem investindo no País e que coloca o Brasil entre os poucos do mundo que já dispõe de redes móveis tão modernizadas".

Smartphones compatíveis

"Para que os clientes possam se beneficiar dos recursos das novas tecnologias e sejam criados aplicativos compatíveis os fornecedores devem acreditar no mercado brasileiro", enfatiza o CEO da Claro.

Os primeiros terminais compatíveis com a tecnologia e recursos do 4.5G disponíveis, na faixa entre 3 e 4 mil reais, são o Galaxy S8 e o S8+, da Samsung e o Moto Z² Force, da Motorola, todos disponíveis nas lojas Claro. Ambos oferecem a agregação de 3 faixas de frequência (carrier aggregation) e também maior eficiência nas transmissões, via 256QAM ou MIMO 4×4, o que já permite atingir velocidades superiores onde a tecnologia 4.5G já está comercialmente disponível.

Ainda no segundo semestre de 2017, serão lançados outros aparelhos que suportam o 4.5G e todos os seus requisitos técnicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.