IoT e blockchain transformarão todos os mercados, afirma Logicalis

0

A Logicalis tem atuado fortemente com internet das coisas (IoT) e blockchain para melhorar o dia a dia das pessoas, negócios e sociedade. Frente ao enorme potencial de transformação dessas tendências, a empresa apresenta, durante a Futurecom 2017, soluções tecnológicas aplicadas a diversos segmentos.

"Acreditamos que o potencial de transformação da internet das coisas é enorme. Por isso, estamos investindo no desenvolvimento de aplicações de IoT para diversos segmentos de mercado, que, combinadas com outras tecnologias como blockchain, machine learning, nuvem e mobilidade, trarão inúmeros benefícios aos negócios, bem como à qualidade de vida das pessoas", afirma Lucas Pinz, diretor de tecnologia da Logicalis responsável por transformação digital.

Com foco na experiência do cliente, uma das aplicações engloba toda a cadeia de valor do varejo, desde o agronegócio até a venda ao consumidor. Por meio da leitura de um QR code, o cliente tem acesso a todas as informações sobre um produto perecível, como carne, por exemplo, desde a localização e ração consumida pelo rebanho, trajeto e temperatura de transporte até a indústria, condições do abate e processamento da carne, além de dados de conservação do produto no supermercado. Todas as informações são captadas por sensores de IoT em cada etapa do ciclo de vida do produto e registradas em blockchain, o que garante a imutabilidade de qualquer informação.

A combinação das tecnologias também tem aplicações interessantes no setor de saúde. A solução conjunta permite rastrear e controlar, por meio de sensores e registro em blockchain, materiais laboratoriais, como sangue para exames de análises clínicas, tanto durante o transporte quanto no armazenamento, garantindo a integridade das informações e a qualidade das amostras. Também para o segmento de saúde, sensores podem garantir a segurança dos pacientes em hospitais ao monitorar a assepsia médica e a localização de instrumentação cirúrgica.

No agronegócio, a tecnologia é a base que possibilita a agricultura de precisão. Sensores instalados no solo ou em uma estação meteorológica permitem o monitoramento de umidade, vento e temperatura, enquanto drones que captam e enviam imagens em tempo real garantem mais assertividade na pulverização de fertilizantes e controle de pragas. Essas, entre outras soluções, garantem mais produtividade e competitividade ao produtor rural.

O ambiente industrial é um grande beneficiado com a combinação da tecnologia da informação e as tecnologias de automação, criando a chamada indústria 4.0. As aplicações são muitas, entre as quais pode-se destacar sensoreação de máquinas para manutenção preditiva e o uso de vídeo analytics para segurança, como detecção de vazamentos de gás ou conformidade com a segurança do trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.