Com o surgimento da pandemia, vários setores da economia sofreram uma aceleração nos negócios, entre eles o do mercado de veículos usados. Nesse cenário, a OLX, uma das maiores plataformas online de compra e venda de veículos mais usados no país, identificou a necessidade de melhorar a usabilidade da plataforma, permitindo uma experiência mais fácil e completa, tanto para os usuários privados, como profissionais, garantindo uma jornada online mais prática e com mais atributos de segurança.
Para dar suporte à construção do roadmap de inovação da plataforma, cerca de 30 colaboradores participaram da iniciativa, que envolveu ajustes no layout, mecanismos de buscas, melhorias nos campos autocompletáveis dos anúncios e a inclusão de novas soluções, com a construção de datasets para apoiar o desenvolvimento de novas funcionalidades baseadas em dados, como sugestão de precificação, análise de mercado e catálogo de atributos de modelos de veículos.
Também foi realizada a Integração com fornecedores de informação veicular, verificação de identidade do usuário, análise de crédito e elegibilidade para seguros. "O projeto de plataformização da OLX oferece mais agilidade e permite escalar a inovação dentro da companhia, sempre pensando na evolução da experiência do usuário", diz Raúl Rentería é CTO da OLX Brasil, acrescentado que o objetivo é proporcionar aos clientes uma experiência fim a fim, da escolha do veículo até a obtenção da documentação.
"A iniciativa torna a jornada do usuário mais intuitiva, além de adaptar os sistemas para que o consumidor possa realizar toda a transação online. Para isso, seu escopo de produção foi dividido em etapas, aumentando a digitalização em pontos centrais e criando processos que permitirão, a médio e longo prazo, que a jornada de compra e venda seja feita de forma completa pela plataforma", explica.
O projeto inicial focou em melhorias na navegabilidade, com elementos mais intuitivos e com a utilização de machine learning, auxiliando no processo de inserção dos anúncios, com informações mais padronizadas e com a sugestão de preço médio do veículo, com base na tabela Fipe e no histórico de anúncios da própria plataforma.
Outro ponto relevante foi a inclusão de parceiros que contribuem diretamente com os processos adicionais que envolvem a comercialização do veículo, como Contratação de Seguro e Cotação de Financiamento, Perfil Verificado, e soluções de segurança que permitem que o usuário tenha melhor visibilidade sobre o produto e o outro usuário com quem está negociando.
Plataformização
A iniciativa de atualização da plataforma de autos não é um projeto isolado. Ela fazer parte de uma estratégia de reformulação para criação de uma arquitetura comum para todas as verticais, que antes não permitia a adequação para soluções específicas nas verticais. A empresa iniciou a estruturação do projeto de plataformização no 2o semestre de 2019, mas iniciou sua implementação em maior escala no final de 2020.
O projeto utiliza uma arquitetura em plataforma, que permite que seus componentes sejam escalados para outros segmentos de mercado atendidos pela OLX, dando autonomia e recursos para que as soluções tecnológicas possam ser adaptadas para a realidade de cada categoria e aperfeiçoadas sem a necessidade de ter que ajustar todo o modelo-base.
Isso, além de trazer mais agilidade, permite escalar a inovação dentro da companhia, com um único data lake, com produtos que possam ser adaptados de forma mais rápida para atender melhor a evolução das categorias e a experiência do usuário.
Depois da entrega de primeira parte desse processo em setembro, ela está servindo como base para escalar o projeto para as demais verticais da plataforma OLX, principalmente a de imóveis que reúne também Zap+ e Viva Real.
"Além de ter produtos que atendam a necessidade específica de cada negócio, sem precisar alterar o modelo-base, o ganho é em velocidade para as mudanças, fator fundamental para uma empresa de tecnologia como a OLX", ressalta Rentería.