TIM investe R$ 262 milhões em pólo tecnológico de telefonia

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A TIM inaugurou na manhã desta sexta-feira (2/12) na cidade de Santo André, na região do ABCD paulista, um pólo tecnológico de telefonia, em evento que contou com as presenças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro das Comunicações Hélio Costa.

Com investimentos de R$ 262 milhões, previstos para serem aplicados ao longo de três anos, o complexo de 30 mil metros quadrados foi construído em cinco meses onde antes ficava uma antiga fábrica de cabos da Pirelli. Do total, R$ 60 milhões foram captados junto ao BNDES.

O centro, que irá abrigar as áreas de tecnologia da informação, rede, data center, centro de documentação e o call center da empresa, tem atualmente cerca de 1,4 mil profissionais trabalhando, a maior parte deles no call center, que começou a operar em agosto com 804 posições de atendimento (PAs). O pólo irá acolher ainda um centro de desenvolvimento de novas tecnologias e a fábrica de software da operadora.

De acordo com Mario César Pereira de Araújo, presidente da TIM Brasil, o centro manterá internamente as operações estratégicas do call center e as informações dos clientes no data center, mas pretende trabalhar em outras áreas em parceria com universidades da região, como a Universidade Federal do Grande ABC, que iniciará suas atividades no segundo semestre de 2006.

A escolha da cidade de Santo André pela TIM para a implantação do pólo, de acordo com Georgio della Seta, presidente da Pirelli e presidente da Telecom Italia na América Latina, se deveu a uma série de fatores, como os altos índices de escolaridade e de qualificação profissional dos recursos humanos locais e a proximidade de mercados importantes, como o de São Paulo.

Segundo ele, um dos desafios do centro será modificar o foco da região, tradicionalmente fabril, para uma área de desenvolvimento de software. Della Seta diz que a fábrica de software já conta com 180 pessoas na área de desenvolvimento e a meta é chegar a 400 funcionários até o ano que vem.

O executivo enfatizou que o centro é a afirmação do compromisso de longo prazo do grupo Telecom Italia com o Brasil. Segundo ele, a TIM Brasil deverá encerrar o ano com 20 milhões de clientes, fato que não considerava possível há um ano e meio. O número representará mais de 23% da base de 86 milhões de usuários projetados para todo o país. As perspectivas no Brasil têm superado as previsões das empresas, afirmou Della Seta, ao considerar uma evolução menor da base brasileira de usuários em 2006 ? entre 91 milhões e 92 milhões de clientes. Ele lembrou que esse crescimento de 7% é o menor na história do celular no país, mas enfatizou que o Brasil ainda é um mercado estratégico para a Telecom Italia, ao lado da Argentina, e por isso o grupo decidiu concentrar suas atividades nos dois países. A empresa desistiu das operações do Chile e Peru e planeja fazer o mesmo na Bolívia e em outros mercados sul-americanos.

Pólo Tecnológico TIM em números

Investimento

? R$ 262 milhões em 3 anos

Espaço ocupado

? 30 mil metros quadrados

Call Center

? Capacidade para até 1,5 mil posições de atendimento

Data Center (capacidades máximas)

? Servidores UNIX: 1.000
? CPUs (unidades de processamento de dados): 8 mil
? Capacidade total RAM: 16 Tb = corresponde à capacidade de cerca de 31 mil micros de 512 MB de RAM.
? Storage: 2,1 PB = corresponde à capacidade de armazenamento de dados de cerca de 26 mil micros domésticos com disco rígido de 80 GB.
? LAN do data center: 8 mil pontos

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