IDC: Crise deve levar a concentração dos gastos em softwares básicos

0

As mudanças nas perspectivas econômicas mundiais, provocadas pela crise internacional, já desenham novos cenários para o segmento de software. Um deles é a volta da área financeira ao controle das decisões de investimentos nas empresas, direcionando as oportunidades especificamente para os sistemas que têm impacto direto sobre as vendas, controle de desempenho e de custos.
A avaliação consta de um estudo da IDC que procura identificar as oportunidades de negócio nesse segmento, frente às novas prioridades que virão com as mudanças na economia.
Segundo a consultoria, em 2007 houve um crescimento em praticamente todas as áreas do setor, como softwares de banco de dados, middleware, portais, ERP, supply chain e segurança. No entanto, no primeiro semestre deste ano o cenário se alterou e foi caracterizado por um crescimento concentrado em ERP, CRM, gerenciamento de sistemas e redes.
"A partir deste momento, os investimentos, com certeza, voltarão para o básico", comentou o analista de software para a América Latina da IDC, Julio Pagani.
Diante da necessidade das empresas de justificar os aportes em softwares que possam contribuir para o incremento das vendas, controle de desempenho e de custos, os sistemas de CRM, por exemplo, devem receber as maiores quantias, especificamente para implantação de módulos com funcionalidades relativas às vendas. "Nesse caso, o retorno poderá ocorrer rapidamente, seja por meio da redução do ciclo médio de vendas, seja pela geração de novas oportunidades ou pelo aumento do ticket médio", avaliou Pagani.
O analista prevê ainda que o software de ERP também continuará a atrair investimentos. Porém, faz a ressalva de que estes estarão concentrados nos módulos associados ao controle de custos e despesas, como as funcionalidades de estoque, compras, gestão de ativos e performance financeira.
Ainda nessa linha, Pagani ressalta que as oportunidades de negócios nas soluções de business intelligence (BI)serão intensificadas, pois num momento de crise financeira, os gestores precisam de um painel de indicadores para controlar o desempenho de sua área e reportar-se às instâncias superiores, as quais voltarão a monitorá-lo mais de perto.
Outro segmento que deve ser alvo de investimentos das empresas é o de softwares específicos para virtualização, com o objetivo de reduzir as compras de hardware e otimização do espaço nos data centers, segundo Waldemar Schuster, analista regional da IDC.
Já os projetos de SOA (arquitetura orientada a serviços), na avaliação da IDC, serão impactados negativamente, bem como as aplicações verticalizadas específicas para determinadas indústrias. Os projetos relativos à convergência, que englobam a integração de sistemas, também tendem a ser postergardos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.