Com o objetivo de otimizar as melhores práticas da Refrescos Bandeirantes, fabricante exclusiva da Coca-Cola Brasil nos estados de Goiás e Tocantins, a Red&White IT Solutions, desenvolveu e implementou um programa de clusterização para entender e extrair informações relevantes de grandes conjuntos de dados.
A Refrescos Bandeirantes obteve 87% de aderência aos processos do RED (Right Execution Daily), garantindo assim sua certificação RED BELT, nível máximo de certificação que a Coca-Cola oferece aos fabricantes com as melhores práticas de RED. O RED, projeto mundial da Coca-Cola, constitui uma certificação baseada em um processo contínuo e integrado, que engloba desde o monitoramento das estratégias no mercado, rotinas comerciais, coach e feedback para a força de vendas, desenvolvimento de pessoas, engajamento do trade, até a revisão das "fotografias de sucesso".
De acordo com o gerente de Projeto da Refrescos Bandeirantes, Raymundo Chacon, a solução de clusterização, baseada em JAVA, foi criada especificamente para a fabricante goiana, "para a extração de dados diversos dos sistemas da companhia, processamento e posterior classificação, com ênfase nos clientes, levando-se em consideração regras pré-definidas denominadas Fotografia de Sucesso (FDS)". Além de classificar o cliente, o sistema gera uma lista dos itens não atendidos da FDS e disponibiliza no Smartphone dos consultores de vendas para que eles revertam estas pendências junto ao cliente. "Esta lista dá um direcionamento ao consultor, auxiliando-o a identificar as oportunidades e otimizando nosso atendimento ao cliente", ressalta Chacon.