A Xerox Brasil lança a Box2Print, uma ferramenta que promete apoiar médias e pequenas gráficas fecharem negócios com o cliente final. Ela uma plataforma web to print desenvolvida em parceria com a PrintOne, com a qual as gráficas poderão criar lojas virtuais feitas de forma descomplicada e sob medida com diversos recursos e funcionalidades. A loja virtual entra no ar em menos de 24 horas.
Criando lojas virtuais, as gráficas dinamizam o negócio via comércio eletrônico, ampliando o alcance aos clientes, que poderão escolher em categorias de produtos e modelos de templates para produtos impressos, material de papelaria, brindes, estampas, aplicar imagens, fotos e textos, concluir a compra, efetuar o pagamento online, entre outros.
Na Box2Print a Gráfica acompanhará a venda em tempo real, e terá recursos para alterar produtos, lançar novos modelos e captar clientes para impressão de qualquer material gráfico. Tudo dependerá da linha de produtos e o segmento de atuação. A estrutura de navegação é intuitiva, facilitando a criação da loja. De acordo com o Ibope Media, o Brasil, em 2013, atingiu 103 milhões de usuários de internet. No mesmo ano, o e-commerce nacional movimentou R$ 28,8 bilhões, crescendo, nominalmente em número de e-consumidores, 28%, em relação a 2012.
Pesquisa da InfoTrends apontou que em 2013 mais consumidores compraram online nos Estados Unidos em um dia chamado Cyber Monday do que em lojas físicas durante o Black Friday. Além de mostrar que 54% dos chamados PSP (Print Services Providers – equivalente aos bureaux brasileiros) e 58% dos chamados Print for Pay tem uma solução de Web to Print, que aumenta o volume de impressão, reduz tempo, elimina erros, traz uma experiência diferenciada e aumenta a lealdade do cliente. Em 2012, 19% da impressão de valor nos EUA foi através de um Web to Print e este número tende a crescer para 28% até 2016. O Web to Print reduz o custo total da impressão do trabalho entre US$13 e US$17.
"A Box2Print oferece "matrizes" capazes de gerar uma infinidade de novos produtos, ampliando o potencial de lucratividade do negócio das gráficas. É o conceito web to print chegando ao consumidor final de forma simplificada, pois ele é quem definirá como será a impressão do arquivo, a posição do logo e o template, por exemplo. Os números confirmam, cada vez mais, a tendência das pessoas comprarem e resolverem tudo pela internet. O Web to Print é um movimento sem volta nesse mercado", afirma Luis Iglesias, diretor executivo de Artes Gráficas da Xerox.
A plataforma permite cadastro de produtos e peças promocionais, pedidos online, fluxo de aprovação, edição e personalização de templates, integração com fornecedores, biblioteca completa de arquivos para publicação online, gerenciamento de versões, compartilhamento de arquivos com usuários internos e externos, upload e download de arquivos textos, áudio e vídeo, gestão e controle de pedidos para clientes internos, workflow de aprovação, cadastro de fornecedores, compartilhamento de arquivos para impressão junto a gráficas e fornecedores, personalização (inserir textos, alterar as fontes, adicionar imagens), visualização do produto acabado, simular preço de forma rápida e integração com correios e acompanhamento da entrega.