Grupo New Space lança bot para agilizar processos de venda de consórcio e crédito consignado

0

O Grupo New Space anuncia o lançamento da S.A.N.D.R.A (Smart Agent aNd Data Robotic Automation), um bot que permite à instituições financeiras e profissionais do segmento ofertar consórcio e crédito consignado aos seus clientes, sem necessitar da intermediação de terceiros. Trata-se de uma solução que agrega valor ao negócio, uma vez que é capaz de substituir processos manuais da equipe comercial, do call center, além de outras áreas.

"O processo de concessão de crédito e consignado envolve uma série de etapas: prospecção, negociação, formalização, envio da documentação, aprovação, eliminação dos documentos e liberação do crédito. A New Space atuava 'apenas' a partir da formalização e o bot foi desenvolvido para complementar as nossas soluções de Esteira Digital para Crédito e Consignado ", afirma Fernando Adriano, diretor de TI e Inovação do Grupo New Space. Segundo o executivo, por meio de várias ferramentas de Inteligência Artificial, o produto consegue interpretar as respostas dos clientes e a interação acontece diretamente pelo Whatsapp, Telegram ou qualquer outro app de troca de mensagens.

Como exemplo, imaginemos uma pessoa que envia a seguinte mensagem: "eu quero financiar R$ 10 mil" – aqui vale a ressalva de que também é possível que a interação aconteça a partir do bot. A S.A.N.D.R.A consegue interpretar dois conjuntos de informação: intenção e entidade, ou seja, ele entende o propósito da interação (quero financiar) e o conteúdo (R$ 10 mil). Do mesmo modo, permite esclarecer dúvidas, negociar o valor do crédito, o número de parcelas, taxas etc. O interessado sinalizou positivamente? O próprio bot faz uma varredura no cadastro para checar questões como: o valor está dentro do limite? Qual o percentual de juros que é possível negociar? Na sequência, acontece a comprovação documental para checar se todos os documentos estão válidos, seguido pelas etapas de geração e assinatura de contrato. Com tudo aprovado, a solução sinaliza ao banco para liberar o recurso. "O objetivo é otimizar o tempo de negociação e envolver o mínimo de esforço manual no processo", explica o diretor de TI.

Junto com o bot, a New Space também disponibiliza o software Gestão de Prospects em que os profissionais do segmento podem cadastrar seus clientes e as respectivas oportunidades de negócio. E, além da Inteligência Artificial em redes neurais, a S.A.N.D.R.A vem embarcada com outras tecnologias como reconhecimento facial, blockchain, antifraude, OCR (optical character recognition) e RPA (robotic process automation). Segundo Adriano, "não há nenhuma ferramenta como essa no mercado. O que existe são soluções que fazem apenas interações básicas de perguntas e resposta, coleta e entrega da documentação, enfim, mas nenhuma delas tem o poder de negociação que nós temos".

Vale ressaltar que todos os parâmetros são customizáveis, ou seja, a empresa pode optar por coletar apenas o CPF, outra o RG, ou, ainda ambos, enfim, o cliente que define. A solução também é customizável, podendo ser usada para diferentes fins, tais como contratação de seguro de vida, seguro de carro, abertura de conta digital, atendimento e tira dúvidas etc. Outro benefício é que, ao longo do tempo e com as interações do dia a dia, o bot vai aprendendo e desenvolvendo mais um importante variante: sentimento. A solução consegue perceber pelo tipo de escrita se a pessoa está satisfeita ou insatisfeita. E permite intervenção humana, sempre que houver necessidade.

"A expectativa é muito positiva. A tecnologia do bot já é existe há algum tempo no mercado, mas conseguimos inovar trazendo a Inteligência Artificial para um patamar de negociação e contratação de produtos e serviços", finaliza o executivo da New Space.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.