5G, uma ameaça à cibersegurança?

1

 

Estamos prestes a adotar a tecnologia 5G, que terá entre uma das principais aplicações a comunicação entre equipamentos e endpoints, ou seja, câmeras ligadas na rede, celulares com acesso à internet e até carros autônomos. Porém, quando se fala em desenvolvimento tecnológico, é necessária a avaliação dos possíveis riscos que podem existir para mitigá-los no presente e não gerar preocupações para o futuro.

O exemplo do ápice da discussão referente a essa tecnologia foi a acusação de possíveis casos de espionagem por meio das redes 5G. A China, segundo os Estados Unidos, estava disposta a disseminar o padrão tecnológico afim de espionar os dados daqueles que a adquirissem. Em contrapartida, a China rebateu as acusações dizendo que a investida dos americanos visa barrar seu crescimento tecnológico.

E, para pôr mais lenha nessa fogueira, o executivo da Huwaei nos Estados Unidos disse que existem pelo menos cinco nações no mundo com a capacidade de implantar funcionalidades escondidas e malwares em hardware e software. Então, bloquear a Huawei não iria resolver o problema. Será essa a guerra fria dos novos tempos?

Mas, além dessa preocupação de ordem mundial com a espionagem, devemos estar atentos a outras possíveis ameaças relacionadas à cibersegurança, que trazem preocupações próximas à realidade das empresas e dos cidadãos comuns.

A percepção de alguns especialistas é que o aumento na quantidade de equipamentos interconectados por meio das redes trará um crescimento do número de tentativas de invasões e de fraudes. Entre eles, a proliferação de phishings (tentativas criminosas de captura de dados pessoais), malwares (softwares mal-intencionados destinados a se infiltrar nos computadores e celulares) e até os DDoS (Distributed Denial of Service), uma espécie de ataque a servidores que os deixam indisponíveis.

Além disso, ainda há os hackers cada vez mais bem equipados e preparados que acarretam o aumento significativo do risco de ataques cibernéticos focados em endpoints.

O aumento das vulnerabilidades poderá vir paralelo ao aumento de velocidade, à capilaridade e às diversas plataformas tecnológicas que estarão interrelacionadas, fazendo com que a capacidade de controle e o tempo de ação corretiva acabem sendo reduzidas, pelo menos no curto prazo. O fato é que, como os endpoints se tornarão cada vez mais receptores e transmissores de dados, também serão cada vez mais vislumbrados pelos hackers para a captação de informações.

Entretanto, toda mudança tecnológica vem acompanhada de precauções e ferramentas necessárias para proteções de dispositivos e de dados. As precauções já existentes no dia a dia como o uso de redes seguras, senhas inteligentes e dispositivos confiáveis deverão estar mais alinhados do que nunca a ferramentas de criptografia, de firewalls e de softwares antivírus a fim de mitigar ameaças e bloquear qualquer risco calculado.

Apesar dessas preocupações citadas acima, podemos dar um voto de confiança a essa revolução nos meios de transmissão de dados, que estão aí para contribuir na formação de uma sociedade cada vez mais conectada e informada, com melhores opções de conexão e de serviços, além da criação de novos mercados, empregos e preferencias e de diversos nichos de mercado.

Não tenha dúvida de que a avenida de acesso ao sucesso das novas empresas será a via de dados móveis 5G. O progresso é inevitável. Basta nos prepararmos para consegui-lo e a atualização, seja de aplicativos, como de nossas mentes, são as melhores medidas para recebê-lo e não ficarmos para trás ou então expostos a riscos.

Evandro Brito, consultor especialista em segurança empresarial na ICTS Security.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.