O Serpro iniciou nesta terça-feira (3/1) parceria com os Correios com o propósito de facilitar a obtenção de certificados digitais. A partir de agora, os Correios se tornam uma autoridade de registro e passam a comercializar os certificados em suas agências. Por enquanto, como projeto piloto, somente a agência "Alameda Santos", em São Paulo, oferecerá o serviço.
A iniciativa une o Serpro, como autoridade certificadora vinculada à ICP Brasil (infra-estrutura de chaves públicas brasileira), à rede atendimento dos Correios, com a finalidade de ampliar o acesso ao serviço. "Com os Correios, as pessoas poderão requisitar o certificado, fazer o pagamento e validar seus documentos em qualquer agência do país", explica Nilson Costa, gerente de relacionamento com o cliente do Serpro.
Com um certificado digital, o cidadão ou a empresa podem acessar a Receita Federal para obtenção de certidões on-line e declarações seguras. Além disso, o certificado aumenta a segurança de transações bancárias e de comércio eletrônico, garante a identidade e integridade do conteúdo do correio eletrônico e possibilita a assinatura e a cifração de documentos digitais.
Nos Correios, o preço da certificação, com validade de um ano, para a pessoa física (e-CPF) é R$ 80. Para a pessoa Jurídica (e-CNPJ), o valor é R$ 130. Também existem certificados com validade de três anos.