O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) e a Telebras firmaram acordo de cooperação tecnológica, que tem como uma das prioridades a integração da infraestrutura de banda larga do estado com a da empresa estatal.
Segundo a Prodest, o acordo é uma das ações do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) e prevê que a rede nacional da Telebras estará interligada à Rede Metrovix, que será responsável pela interconexão de cerca de cem pontos de acesso de diversas secretarias estaduais, além de empresas e órgãos públicos vinculados ao governo na capital.
Com velocidade mínima de 1 gigabyte por segundo (Gbps), essa estrutura, orçada em R$ 9,77 milhões, possui 55 quilômetros de extensão e deverá entrar em operação ainfda neste primeiro trimestre.
A diretora técnica do Prodest, Sylvia Abaurre, destacou que as duas instituições estão elaborando um plano de trabalho para que as ações sejam realizadas em conjunto. Para o presidente da autarquia, Paulo Henrique Rabelo Coutinho, a parceria será fundamental para melhorar o fluxo das informações entre os órgãos governamentais e, consequentemente, a qualidade dos serviços eletrônicos oferecidos aos capixabas.
- Rede