E-commerce cresce 20,4% em novembro impulsionado pelas vendas da Black Friday

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Apesar dos bons resultados da Black Friday,  as vendas no varejo brasileiro continuaram a apresentar quedas em novembro. As vendas totais no mês encolheram 4,1% em relação a novembro de 2015, também com queda de 4,6% das vendas totais nos últimos três meses comparadas ao mesmo período em 2015. Também houve encolhimento das vendas no terceiro trimestre comparando ao mesmo período de 2015, com um desempenho de -3,6%. As informações são do relatório mensal SpendingPulse, realizado pela Mastercard Advisors

Mais uma vez, o destaque nos números de novembro foi o comércio eletrônico, que cresceu 20,4%, o quinto mês consecutivo de ganhos, e o desempenho mais expressivo do canal nos últimos 8 meses. O e-commerce ainda apresentou crescimento 16,1% nos últimos três meses em relação ao mesmo período do ano anterior.

Quatro setores tiveram desempenho acima das vendas totais: vestuário, materiais de construção, artigos pessoais e domésticos e produtos farmacêuticos. Enquanto isso, os indicadores de supermercados, combustíveis e móveis e eletrônicos ficaram atrás das vendas totais de varejo. Nas vendas online, os setores de produtos farmacêuticos, móveis e eletroeletrônicos e vestuário tiveram desempenho acima da média, enquanto hobby & livraria ficou atrás do crescimento global do canal.

"No atual cenário brasileiro, a taxa de desemprego ainda é muito alta e o crescimento dos salários continua fraco, o que será um sério empecilho para a recuperação dos resultados", afirma Kamalesh Rao, diretor de pesquisas econômicas da Mastercard Advisors.

Black Friday: As vendas no varejo cresceram 11,2% em termos reais comparadas a 2015 durante a Black Friday 2016 (25 de novembro), e 20% no fim de semana da data (25 a 27 de novembro).

Regiões brasileiras: Em termos de crescimento sobre novembro de 2015, o Sudeste (-3,1%) apresentou desempenho superior ao do resto do País, enquanto o Norte (-6,5%), Nordeste (-5,5%), Sul (-4,7%) e Centro-Oeste (-7,1%) ficaram para trás.

Mastercard SpendingPulse

Lançado no Brasil, no começo de 2013, pela Mastercard Advisors, o relatório mensal SpendingPulse é um indicador macroeconômico que informa sobre gastos no varejo nacional e o desempenho do consumo. O relatório é baseado nas atividades de vendas na rede de pagamentos Mastercard, juntamente com as estimativas para todas as outras formas de pagamento, incluindo dinheiro e cheque.

Os relatórios SpendingPulse, bem como as previsões de tendências de gastos, não refletem ou se relacionam com o desempenho operacional e financeiro da Mastercard.

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