A Drogaria São Paulo, uma das maiores rede de drogarias do país com mais de 350 lojas espalhadas pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia, decidiu automatizar o monitoramento da sua infraestrutura de rede. Para isso, a drogaria, cujas operações funcionam em regime 24X7, que não podem ser interrompidas, saiu em busca de uma parceira que pudesse atender a necessidade de alta disponibilidade da rede.
A empresa escolhida foi a e-Deploy, especializada no desenvolvimento de aplicações web, móveis, hosting e monitoramento remoto, que conta com a solução Watcher, desenvolvida internamente e que automatiza boa parte das rotinas de TI. Considerado uma ferramenta de análise estratégica, o Watcher passou a monitorar os 60 servidores e regras de negócios da Drogaria São Paulo. O sistema acompanha o ERP da Oracle/PeopleSoft e todos os processos administrativos e de vendas que vêm das lojas, principalmente do estado de São Paulo, mas também presentes nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. Qualquer sinal de falha é percebido pelo sistema, que emite alertas e toma as medidas corretivas necessárias.
De acordo com Renato Cesar Barros, gerente de TI da Drogaria São Paulo, já em 2009 a empresa sentia necessidade de manter o seus serviços de TI em funcionamento 24 horas por dia, por conta de seu recente e vertiginoso crescimento. Paralelamente a essa necessidade, sua equipe de TI já tinha ótimas referências da utilização do Watcher pelo McDonald's. "Juntamos as duas coisas, sem falar do custo mais competitivo em relação a outras três empresas de mercado consultadas, e resolvemos adotar a ferramenta da e-Deploy", conta Barros.
As monitorações feitas pelo Watcher são feitas em três níveis distintos: banco de dados, servidores e processos. No caso dos bancos de dados, por exemplo, um painel indica a atividade e o status de cada um. Se houver uma parada, ele toma uma medida corretiva, como a alocação de mais espaço no banco de dados.
Visão proativa
Eude Ferreira, gerente de banco de dados da Drogaria São Paulo, conta que a gestão da infraestrutura com o sistema permite, também, uma visão proativa e que se antecipa às necessidades. Ele conta, por exemplo, que a entrada das lojas Drogão na rede de TI, acabou se tornando um processo transparente também graças a consultoria constante da e-Deploy.
No caso dos servidores, o gerente explica que o sistema faz a monitoração dos discos, memória, sistema operacional, hubs e links para certificar que estão funcionando sem avarias. "Mas se houver alguma ocorrência, ele envia alertas à equipe de TI", explica. A monitoração dos processos contempla as transações que são realizadas nas lojas e os processos críticos de negócio (compras, cálculo de planejamento de demanda, entre outros). "A rede precisa estar respondendo satisfatoriamente e aceitando as novas transações de forma ininterrupta", conclui.