Drogaria São Paulo automatiza monitoramento de TI e reduz falhas

0

A Drogaria São Paulo, uma das maiores rede de drogarias do país com mais de 350 lojas espalhadas pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia, decidiu automatizar o monitoramento da sua infraestrutura de rede. Para isso, a drogaria, cujas operações funcionam em regime 24X7, que não podem ser interrompidas, saiu em busca de uma parceira que pudesse atender a necessidade de alta disponibilidade da rede.

A empresa escolhida foi a e-Deploy, especializada no desenvolvimento de aplicações web, móveis, hosting e monitoramento remoto, que conta com a solução Watcher, desenvolvida internamente e que automatiza boa parte das rotinas de TI. Considerado uma ferramenta de análise estratégica, o Watcher passou a monitorar os 60 servidores e regras de negócios da Drogaria São Paulo. O sistema acompanha o ERP da Oracle/PeopleSoft e todos os processos administrativos e de vendas que vêm das lojas, principalmente do estado de São Paulo, mas também presentes nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. Qualquer sinal de falha é percebido pelo sistema, que emite alertas e toma as medidas corretivas necessárias.

De acordo com Renato Cesar Barros, gerente de TI da Drogaria São Paulo, já em 2009 a empresa sentia necessidade de manter o seus serviços de TI em funcionamento 24 horas por dia, por conta de seu recente e vertiginoso crescimento. Paralelamente a essa necessidade, sua equipe de TI já tinha ótimas referências da utilização do Watcher pelo McDonald's. "Juntamos as duas coisas, sem falar do custo mais competitivo em relação a outras três empresas de mercado consultadas, e resolvemos adotar a ferramenta da e-Deploy", conta Barros.

As monitorações feitas pelo Watcher são feitas em três níveis distintos: banco de dados, servidores e processos. No caso dos bancos de dados, por exemplo, um painel indica a atividade e o status de cada um. Se houver uma parada, ele toma uma medida corretiva, como a alocação de mais espaço no banco de dados.

Visão proativa

Eude Ferreira, gerente de banco de dados da Drogaria São Paulo, conta que a gestão da infraestrutura com o sistema permite, também, uma visão proativa e que se antecipa às necessidades. Ele conta, por exemplo, que a entrada das lojas Drogão na rede de TI, acabou se tornando um processo transparente também graças a consultoria constante da e-Deploy.

No caso dos servidores, o gerente explica que o sistema faz a monitoração dos discos, memória, sistema operacional, hubs e links para certificar que estão funcionando sem avarias. "Mas se houver alguma ocorrência, ele envia alertas à equipe de TI", explica. A monitoração dos processos contempla as transações que são realizadas nas lojas e os processos críticos de negócio (compras, cálculo de planejamento de demanda, entre outros). "A rede precisa estar respondendo satisfatoriamente e aceitando as novas transações de forma ininterrupta", conclui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.