O Google anunciou duas importantes novidades, na última quinta-feira, 2. A primeira delas diz respeito ao reforço na segurança da loja online de aplicativos para o sistema operacional Android, a Android Market. A outra pega carona na mudança nas políticas do Twitter e, assim como a rede de microblogs, oferece controle de conteúdo diferente para o Blogger, serviço de blogs da empresa, em cada país.
O vice-presidente de engenharia do Android, Hiroshi Lockheimer, esclareceu no blog de mobilidade da empresa que a partir de agora o Android Market terá monitoramento automático para detecção de malwares. Chamado de Bouncer, o sistema irá identificar, automaticamente, software malicioso "sem prejudicar a experiência do usuário ou submeter o desenvolvedor a um processo de aprovação".
Lockheimer revelou que, na comparação semestral com ano passado, houve uma queda de 40% nas ameaças virtuais para o sistema operacional. A mudança ocorreu ao mesmo tempo em que empresas de segurança divulgaram um aumento no número de apps maliciosos. "Sabemos que esta taxa está caindo significativamente", garantiu o executivo.
Bem mais discreta foi a mudança no serviço de blogs. A página de perguntas e respostas do Blogger foi atualizada com a informação de que o servidor passará a redirecionar o endereço do site para domínios locais, chamados ccTLD (sigla em inglês para domínio de primeiro nível por código de país). O Google esclarece que, com a medida, é possível bloquear ou permitir conteúdos localmente – assim como a medida adotada na semana passada pelo Twitter, que culminou em críticas da comunidade da internet.