O governo do estado do Arizona, nos EUA, anunciou que a Apple iria investir US$ 2 bilhões na construção de um data center em Mesa, a mesma cidade onde a empresa pretendia construir uma fábrica para produção de materiais de safira para os dispositivos eletrônicos.
A planta industrial estava sendo erguida em parceria com a GT Advanced Techonologies, produtora de safira, material mais resistente do que o vidro, para telas de iPhone e iPad. Mas, em outubro do ano passado, a GTAT declarou falência depois de não conseguir atender a algumas das demandas da fabricante, o que a obrigou a lançar o iPhone 6 sem tela de safira.
Embora negue ter abandonado o projeto para produção de tela de safira, a Apple diz que vai aproveitar a área de 1,3 milhão de metros quadrados para a montagem do data center, que, segundo calcula, vai gerar 600 postos de trabalho. O novo data center será parcialmente utilizado como uma central de comando de outros sites que Apple têm espalhados pelo mundo.
"Estamos orgulhosos de continuar a investir nos EUA, com o novo data center no Arizona, que servirá como um centro de comando para as nossas redes globais", disse Kristin Huguet, porta-voz da Apple, ao The New York Times. Segudo ela, a instalação seria integralmente alimentada por energia renovável, grande parte do qual virá de uma fazenda de energia solar.