Publicidade
Início Blogueria A transformação de TI

A transformação de TI

0
Publicidade

A área de TI vem passando por uma transformação maior que a própria tecnologia que ela suporta, novos perfis de profissionais, maneiras diferentes de pensar, utilização de equipamento próprios dentro das organizações (BYOD – Bring Your Own Device) e talvez o maior desafio de todos, ser obrigada a sair do seu próprio mundo se deparar com o mundo real dos negócios e aprender a interagir com ele.

Na era digital, a invasão das tecnologias está mudando diariamente a vida das pessoas, seja no modo de agir, seja na maneira de se comunicar, o cuidado com o uso de mídias e plataformas digitais é tarefa obrigatória para quem deseja, atingir seu público.

As transformações tecnológicas e culturais mudaram o fluxo do conteúdo, a participação colaborativa dos usuários transformou as relações do poder sobre a informação.

Muitas empresas ainda não sabem como tratar a cultura do gratuito na internet o que modificou completamente a evolução das pessoas e, principalmente, das empresas. Hoje, existe uma economia gigantesca baseada no conceito de gratuidade, impulsionada pelas comodidades trazidas pela internet, seja para facilitar divulgações, seja no acesso à informação.

A alta disponibilidade de conteúdos e troca de mensagem instantânea leva metade da população mundial a passar mais tempo conectada do que desconectada.

TI Bimodal

Conceitualmente TI Bimodal seria dividir a área de TI em duas, uma que é chamada de empresarial que seria responsável por entregar serviços de TI eficientes, com altos níveis de excelência e confiabilidade e uma outra apelidada de TI oportunista que estaria pronta para aproveitar novas oportunidades ligadas a criação de novos modelos de negócio e responsável por suportar um ambiente de negócio ágil e flexível.

Nesse novo modelo o principal executivo da área de TI o CIO irá trabalhar com executivos de negócios e com o financeiro a fim de garantir que a contribuição de TI seja incorporada desde no planejamento estratégico e nos processos de planejamento de orçamento das corporações.

Esse novo modelo é o oposto ao que acontecia no passado onde o uso de TI para suportar os negócios vinham depois das iniciativas estratégicas para o período seguinte aos projetadas e sancionadas pela alta gerência.

Atualmente TI deixou de ser suporte para ser uma ferramenta de criação de negócios, essa perspectiva mais ampla e inclusiva, faz mais sentido falar sobre gastos relativos a TI em toda e qualquer iniciativa de negócio e seu respectivo orçamento. Assim o CIO tem o desafio de  adotar um perfil mais relevante e se dedicar em oportunidades para influenciar as decisões de TI nos orçamentos de negócios da empresa.

Alberto Parada, co-fundador do Descomplicado Carreiras (Sistema de orientação de carreira), Colunista e Palestrante especializado em carreiras, atua há mais de 25 anos como executivo no mercado de tecnologia em empresas como: Sênior, IBM, Capgemini, Fidelity, Banespa, e mais de 12 anos como Professor Universitário no Lassu-USP FAAP e FIAP. Formação em administração de empresas e análise de sistemas, com especialização em gerenciamento de projetos e mestrando em Gestão de Negócios pela FIA, voluntário no HEFC hospital de retaguarda para portadores de Câncer.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile