Férias conectadas

0

Com a alta do dólar e a desvalorização do real, o Brasil tornou-se a principal opção de 9 em cada 10 brasileiros que pretendem viajar nas férias de verão e carnaval. Os dados são da pesquisa "Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem", do Ministério do Turismo, que ouviu mais de 2000 famílias nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

O momento é ideal para o setor nacional crescer e ganhar mais competitividade. Investir em ferramentas assertivas de comunicação e tornar os processos de negócios mais eficientes é uma opção viável para ajudar empresas do segmento a fidelizar turistas e expandir a atuação. O SMS é uma ferramenta versátil que pode ser utilizada para o marketing turístico e comunicação com turistas e para a otimização de procedimentos de agências de viagens, operadores turísticos e serviços de revenda.

O mundo mobile veio para ficar, e o celular já é uma extensão do brasileiro. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) revela que o País possui mais de 280 milhões de aparelhos. Para a maioria dos brasileiros, sair de férias sem celular está fora de cogitação, e isso torna o mobile um canal de alcance imediato para o setor de turismo.

Nas estratégias de marketing de turismo, o SMS é eficaz na divulgação de pacotes e serviços ou para o envio de informações sobre promoções. Além das vendas, o canal é um importante recurso para fidelizar clientes, promovendo ações de engajamento que aproximem ainda mais o consumidor da sua marca.

Diversos estudos e pesquisas apontam para a importância de tornar o cliente parte dos negócios e personalizar todas as informações direcionadas a ele. Por exemplo, para turistas que viajam ao exterior, mensagens sobre taxas de câmbio são úteis para demonstrar proximidade com o consumidor. Além disso, enviar dicas sobre cidades que o cliente está visitando pode tornar a viagem dele ainda mais agradável. Vale destacar que, em um bom planejamento de comunicação, é essencial conhecer perfeitamente o perfil do consumidor, suas preferências e hábitos de consumo.

Em atividades de negócios, o SMS otimiza processos e reduz custos. Com a ferramenta, é possível confirmar a data da viagem, enviar lembretes sobre regras de companhias áreas e rodoviárias, informações de hospedagem via SMS e demais etapas da viagem. Os altos custos com telefonia aliados à incerteza do recebimento ou não de um e-mail tornam o SMS significativamente mais assertivo para a comunicação de informações importantes.

Diante do atual cenário do setor de turismo nacional, é vital para as operadoras de turismo investir em estratégias de relacionamento, aprimorar processos e investir em ações que tenham baixo custo e tragam retorno rápido. O turista está pronto para viajar pelo Brasil e não vai deixar de levar o seu celular para o momento de lazer e descanso. O verão já começou e ainda dá tempo de embarcar nesta viagem.

Ricardo Piza, gerente de negócios da Zenvia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.