A Microsoft adquiriu o aplicativo de teclado SwiftKey, que utiliza recursos de inteligência artificial para prever as próximas palavras que serão digitadas pelo usuário. O valor do negócio não foi informado pelas empresas, mas reportagem do Financial Times diz, citando fontes familiarizadas com o assunto, que a transação gira em torno de US$ 250 milhões.
A função de teclado do SwiftKey conta com a tecnologia de aprendizado de máquina, que é capaz de "aprender" com o usuário enquanto este digita e sugere a próxima palavra ou frase. Essa tecnologia é usada em mais de 300 milhões de smartphones atualmente, de acordo com o jornal britânico. A Samsung e a BlackBerry têm pré-instalado o SwiftKey em alguns celulares com o sistema operacional Android, do Google. Mas ele também já tem versões para iOS, da Apple.
A Microsoft já possui um aplicativo de teclado chamado WordFlow, disponível para smartphones com Windows Phone e em fase de desenvolvimento para iPhones. O app utiliza a mesma tecnologia de aprendizado de máquina, que é empregada também em ferramentas como o assistente pessoal virtual Cortana.
Para SwiftKey, a aquisição é muito bem-vinda. Apesar da popularidade do aplicativo, a empresa vem enfrentando dificuldade para encontrar um modelo de negócio confiável — ela cobrava US$ 4 por dowload, em que o usuário tinha de pagar por determinados extras, mas hoje oferece o app gratuitamente, ou seja, nunca conseguiu estabelecer um modelo viável, segundo o Financial Times.