A relevância da comemoração nacional do dia da proteção de dados e as tecnologias emergentes

0

Internacionalmente reconhecido, o Dia da Proteção de Dados é comemorado em 28 de janeiro. A data celebra a importância da proteção dos direitos fundamentais de liberdade e de privacidade. A Europa, criadora do movimento, já possui leis e punições mais maduras para o infringimento das regras relacionadas ao tema. Porém, onde está o Brasil? Se acompanharmos a região européia, a tendência é que os próximos anos apresentem situações de maior cobrança, investigação intensa e posicionamento forte das empresas frente a incidentes de segurança de dados. 

A comemoração nacional do dia em questão é extremamente relevante e significativa para o Brasil — significa um marco da crescente importância vista pelas empresas acerca do tema. Podemos utilizar o período para fazer uma reflexão sobre como o assunto vem evoluindo. Desde a sanção da LGPD, ainda vemos um comportamento mais consultivo e educativo da ANPD (Agência Nacional de Proteção de Dados), que vem participando ativamente das discussões relativas à Convenção 108 do Conselho da Europa.

Como empresas, titulares de dados, precisamos otimizar o sistema, os processos, capacitar cada vez mais pessoas e adquirir boas ferramentas. O reforço das equipes e tecnologias são fundamentais na preparação para o movimento que já se iniciou em nosso país – bons planos de privacidade precisam de estruturas de segurança robustas. Detalhamento, catálogo de dados e artefatos de boas práticas que estão nas leis tendem a ser cobrados em um curto a médio prazo. 

A utilização do movimento de inteligência artificial – que deu origem a ferramentas como o Chat GPT – para buscar soluções de detecção, proteção de privacidade e dos dados, é uma das alternativas que pode ser largamente implementada em questões de segurança. Líderes em tecnologia devem estar atentos aos movimentos de IA: como usá-la para detectar dados pessoais em trânsito com mais facilidade, e assim evitar que se repitam? Como trazer a melhor política de segurança? Como realizar a prevenção a possíveis ataques ransomware e detectar conversas entre hackers na deep web? 

Utilizar das inovações em IA deve significar a adição de robustez às detecções e ao ferramental de segurança e proteção de dados. A privacidade de informações pessoais engloba todo esse ecossistema, e direciona o foco também à necessidade de uso sábio dos dados dentro do escudo de proteção. É indispensável preservar a seguridade dos titulares, não usar os dados de forma discriminatória, focar em segurança da informação e realizar melhorias contínuas nos programas de privacidade das empresas. 

As organizações devem ter foco na implementação e melhoria das políticas internas de governança de dados, além de reforçar o investimento em segurança, aproveitando principalmente o movimento de inteligência artificial – extremamente promissor para buscar soluções de detecção e proteção da privacidade e dos dados.

A discussão sobre o tema tende a se tornar cada vez mais ativa, e é importante estarmos atentos à participação do Governo Federal, por meio da ANPD, nas questões que permeiam o assunto. Além disso, tecnologias emergentes e disruptivas também devem receber a devida atenção para análise de possibilidades de uso em segurança.

Enio Moraes, CIO na Semantix.

DATA PROTECTION FORUM

A TI Inside realiza todos os anos, presencialmente no WTC events center São Paulo, o Data Protection Forum, o principal evento na área de proteção de dados, a edição 2023 ocorrerá no dia 14 de agosto. Para informações sobre inscrições: (11) 31384619

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.