Teles podem ressarcir consumidor por suspensão de serviços

0

Na próxima quarta-feira (5/3), a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado deve discutir projeto de lei que determina a obrigatoriedade de as concessionárias de serviços de telecomunicações ressarcirem o consumidor por eventual suspensão dos serviços contratados. A proposta é do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) e estabelece o ressarcimento no prazo de 40 dias, em conta a ser emitida, posteriormente, em favor do contratante.

Na sua justificativa, Crivella explica que a projeto pretende assegurar aos usuários de serviços de telecomunicações ? internet em banda larga, telefonia e TV a cabo ? a compensação dos dias em que houver suspensão desses serviços.

O senador argumenta que a Constituição impõe a defesa do consumidor como dever do estado e sustenta que o número de queixas sobre as falhas das concessionárias justifica a imposição de medidas compensatórias "à parte mais frágil na relação de consumo". ?A dificuldade de comunicação com as operadoras vem impondo aos consumidores prejuízos que elas é que deveriam suportar. Sendo assim, torna-se necessário o acréscimo desse dispositivo na legislação sobre o assunto, para estabelecer um direito incontestável?, comentou Crivella.

O projeto de lei recebeu parecer favorável do relator na CCT, senador Flávio Arns (PT-PR).

Outra proposta que será discutida pela comissão dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão de analista de sistemas e correlatas, além de criar o conselho federal e os conselhos regionais de informática.

Com informações da Agência Senado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.