Como não quebrar sua startup

0

O mercado de Startups tem crescido a passos largos no Brasil. Só no primeiro semestre de 2015, R$ 170 milhões foram investidos nesse tipo de empreendimento, de acordo com dados da Fundacity. No entanto, manter essas empresas a longo prazo não é tarefa fácil. Uma pesquisa divulgada pelo Startup Genome Report, por exemplo, aponta que mais de 90% delas "quebram" por problemas internos. As principais dificuldades são com relação ao gerenciamento e tomada de decisão. Como, então, fazer parte dos outros 10% dessa estatística?

A resposta pode estar na análise de dados. Uma organização que não avalia corretamente o mercado e não mensura e estuda as informações que possui já está a meio caminho do fracasso.  A base de qualquer Startup é o planejamento – não apenas financeiro, mas também do produto a ser oferecido. Muitos acham que o negócio de uma Startup são suas ideias inovadoras, mas isso não é verdade. O negócio de qualquer empreendimento é atender as necessidades de seu cliente.

Reunir informações de mercado, dados públicos, realizar pesquisas, cruzar e analisar detalhadamente todas essas fontes fornece um panorama amplo do presente e, muitas vezes, permitem prever o futuro do setor em questão. O mesmo deve ser feito com a concorrência. Saber o que eles oferecem e – principalmente – o que não oferecem aos potenciais clientes pode definir, não apenas a estratégia de vendas, mas também as principais características da solução a ser oferecida.

Decidido o produto, uma nova fase começa no desenvolvimento dessa solução. Criar mecanismos para captar dados dos usuários ajuda a oferecer uma experiência diferenciada para cada um deles. O ideal é olhar para o universo de informações possíveis e ver até que ponto elas podem ser usadas sem ferir a privacidade das pessoas e de que maneira beneficiam cada indivíduo.

Com a estrutura pronta, um dos grandes desafios no dia a dia dessas empresas é manter a inovação constante e de forma assertiva, especialmente em tempos de instabilidade econômica. Uma pesquisa do Simpi (Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo) aponta que 66% dos empresários acreditam que a retração será prejudicial aos negócios. Nesse ponto, as Startups saem na frente, por conta de sua flexibilidade. Mas mudanças não podem ser feitas sem base, e aqui, uma boa análise das informações internas e externas ajuda a definir o futuro de uma organização.

Nesse ponto, chegamos à administração da companhia de fato. Startups criam, todos os dias, novos modelos de negócios que precisam se sustentar por muitos anos. Analisar os resultados financeiros e administrativos desse modelo e aliá-los aos próprios conhecimentos de mercado – traçados no momento do planejamento – pode mostrar tendências importantes, tanto positivas, quanto negativas. Dessa forma, é possível fazer ajustes com antecedência, a fim de obter sucesso a longo prazo.

As possibilidades do uso de dados são infinitas e essenciais para que qualquer Startup mantenha o crescimento e inovação acelerados. E, se a preocupação for com a dificuldade no cruzamento dessas informações, a boa notícia é que existem softwares sofisticados de análise de dados no mercado e alguns fornecedores disponibilizam uma versão gratuita em seu website para apoiar empreendedores nessa jornada. Sabendo disso, basta agora buscar uma boa oportunidade de mercado para investir e fazer com que sua Startup faça parte dos 10% das empresas no mundo que alcançam o sucesso.

Eduardo Kfouri, VP da Qlik para América Latina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.