A julgar pelo número de pessoas que se cadastraram para não receber ligações de telemarketing, esse serviço incomodava mais do que se imaginava. Até às 18h35 de sexta-feira, 3, quando o cadastro completou uma semana no ar no site do Procon-SP, a lista de pessoas que pediram o bloqueio de ligações de telemarketing somava aproximadamente 217 mil telefones, entre celulares e fixos. No total, cerca de 117 mil pessoas já solicitaram o bloqueio para as ligações do serviço.
Vale ressaltar que o número de telefones cadastrados está crescendo aceleradamente, já que na quinta-feira encerrou com cerca de 100 mil pedidos, e às 16h30 desta sexta-feira, já contabilizava cerca de 200 mil.
Segundo o Procon-SP, o número é muito alta por ser só a primeira semana e superou as expectativas iniciais.
Desde a sexta-feira retrasada, 27 de março, o Procon-SP colocou no ar em seu site o Cadastro para Bloqueio do Recebimento de Ligações de Telemarketing no Estado de São Paulo, conhecido também como "do not call list".
Segundo o órgão, o bloqueio começa a valer após 30 dias do cadastro do telefone, e partir disso o usuário não poderá mais receber ligações do telemarketing das empresas, a não ser de entidades filantrópicas e companhias que tenham autorização por escrito.
Para as empresas que infringirem a lei serão aplicadas multas, que variam de R$ 212 a mais de R$ 3 milhões.
- Acima das expectativas