Social business já é realidade no mercado brasileiro

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O uso de redes sociais para transformar os negócios e melhorar a comunicação entre empresas e clientes está em alta. De acordo com o vice-presidente e gerente geral da Unisys para a área, Nick Evans, o social business é uma importante plataforma estratégica para aumentar a colaboração no local de trabalho e a gestão do conhecimento, além de modernizar aplicações empresariais para aliar colaboração com os processos de negócios e transações. "O principal objetivo é melhorar o relacionamento com os clientes, e o benefício tangível são os ganhos em produtividade e valor do consumidor", destacou Evans durante painel sobre o tema nesta quarta-feira, 3, no Web Expo Forum, em São Paulo, evento promovido pelas revistas TI INSIDE e Teletime. O executivo destacou que até 2014, 20% dos usuários corporativos mundialmente substituirão o e-mail por mídias sociais como seu primeiro mecanismo de comunicação.

Os brasileiros são parte do segundo maior mercado consumidor de Facebook, atrás dos Estados Unidos, em termos de número de usuários, com 65 milhões, segundo pesquisa da Unisys realizada em parceria com a Forrester Consulting, em junho de 2012. Os dados revelam também que 55% dos trabalhadores brasileiros usam mídias sociais para colaborar e interagir com seus clientes e parceiros em um cenário de negócios, contra 40% no restante do mundo. Além disso, o estudo aponta que as mídias sociais consomem 25% do tempo que os brasileiros gastam online na internet e 33% dos usuários corporativos de redes sociais se encaixam na categoria "mobile elite", que são usuários de três ou mais dispositivos móveis, contra 23% em outros países. A pesquisa também identificou que, por conta desse crescimento, melhorar a segurança em mobilidade é prioridade máxima no Brasil.

Evans alerta que outro desafio do social business é como utilizar o contexto social para fornecer informações convincentes e altamente relevantes para os usuários finais, como, através de conteúdos sociais, maximizar os benefícios da computação social e como identificar quais os cenários sociais de análise podem gerar maior valor de negócio. "É preciso criar, dentro da companhia, uma cultura entre os funcionários para melhor utilização dessas ferramentas, bem como traçar um plano estratégico com acompanhamento do diretor de marketing (CMO) da companhia, como a Unisys fez ao criar o My Site, nossa ferramenta de colaboração entre funcionários", salientou. "A transformação na cultura da empresa, educação dos funcionários para gerar valor através dessa ferramenta social e o feedback do CMO perante o conteúdo gerado fizeram parte do nosso plano estratégico para implantar a ferramenta."

Quanto ao retorno sobre o investimento, Evans esclarece que depende do cenário. "No lado dos funcionários, olhamos o número de horas que eles gastam buscando experts ou informação, ou fazemos projeções para que encurtem o tempo que gastam buscando algo. Quanto aos clientes, é mais intangível, pois há números de receitas geradas através de ações com essas ferramanetas, mas há retornos não monetários, como satisfação do cliente", explicou.

1 COMENTÁRIO

  1. Olá Bruna gostei muito deste artigo e muito obrigada por compartilhar essa informação que nos trás uma visão futura acerca do Marketing online.

    Sem dúvida o crescimento de empreendedores que estão optando pelas redes sociais ao invés do e-mail é algo que já esta sendo notado nitidamente e é uma estrategia que esta dando mais resultado do que o e-mail em questão de promover uma empresa ou negócio online.

    Com o crescimento gigantesco das tecnologias mobile que temos hoje de fácil acesso as redes sociais uma determinada informação acerca de um determinado negócio ou produto chega mais fácil até o cliente, assim como o Facebook e pelo meu ponto de vista talvez daqui a algum tempo que não tarda a demorar o e-mail pode passar a ser uma ferramenta do passado para esse tipo de coisa. 🙂

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