Coca-Cola FEMSA conclui primeira fase de implementação de sistema de gestão de compras na AL

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Um projeto de automatização das compras de insumos indiretos, aqueles que não incluem a matéria-prima básica para a produção de bebidas não alcoólicas, foi a jornada empreendida pela Coca-Cola Femsa, engarrafadora de bebinas com sede no México e presença em mais de 300 unidades e 48 unidades fabris na América Latina.

Anunciada em maio de 2017, a iniciativa visa otimizar todos os processos de compras da companhia, começando pela filial da FEMSA na Colômbia. Hoje o sistema está implementado no México e na America Central. Encontra-se em implementação no Brasil e deve chegar à Argentina e Uruguai no final do ano.

"Iniciamos uma transformação organizacional que tem por objetivo criar uma empresa mais ágil, rápida e eficiente, centrada no desenvolvimento de competências importantes por meio de centros de excelência nas áreas comercial, de cadeia de suprimentos, administração e finanças e inovação em TI", afirma Jorge Martín Torres Pérez , strategic Procurement Director da Coca-Cola FEMSA.

Em conversa com jornalista latino-americanos durante o SAP Ariba Live 2019, em Austin (EUA), Pérez explicou que a engarrafadora quer chegar ao final do projeto com 90% das compras indiretas automatizadas. Algo que hoje, segundo Pérez, está em 70%, em média.

"Isso vai aumentar as transparência dos processos, evitar retrabalho e otimizar a rotina da área de compras, que não precisará parar atividades para identificar status de pedidos para reportar à área interessada", disse o executivo.

A engarrafadora também quer identificar oportunidades de negócios ao longo, melhorar a gestão de estruturas de provisionamento e contratos e a garantia de fornecer a todos os funcionários da organização uma interface intuitiva para que possam fazer aquisições a partir de catálogos pré-negociados, solicitar a compra de itens especiais ou rastrear operações, tudo isso de maneira simples.

Uma das experiências em curso, criada a partir da maior disponibilidade proporcionada pelo SAP Aria é o projeto piloto de aplicação de Código QR em garrafas para medir o número de retornos do insumo à produção. Isso porque hoje a garrafa é dimensionada para 40 retorno, número que a fabricante desconfia ser super dimensionado. "Acreditamos que a média seja de 13 retornos, aproximadamente, o que nos permitiria desenvolver e utilizar uma garrafa muito mais leve e menos agressiva ao meio ambiente", explica.

Além disso, os fornecedores da Coca-Cola FEMSA integram a Ariba Network, uma plataforma de negócios digitais que permite interagir com outros clientes da SAP Ariba para potencializar sinergias e explorar novas oportunidades.

Sobre os resultados do SAP Ariba, Pérez diz que os objetivos traçados para cinco anos estão sendo alcançado no terceiro ano da implementação do sistema.

*A jornalista Jackeline Carvalho viajou a Austin (EUA) a convite da SAP Brasil.

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