Compliance é a palavra da vez? Cada vez mais a responsabilidade corporativa tem ganhado um espaço significativo nas discussões empresariais. O compliance é um conjunto de práticas e processos que visa garantir que a operação do negócio ocorra de acordo com as leis, regulamentações e padrões éticos aplicáveis ao seu setor de atuação.
Esse movimento tem se identificado, principalmente, por dois fatores: o acesso facilitado às informações e as punições mais rígidas imputadas pelos órgãos reguladores. Mas, qual o impacto do compliance no atendimento ao cliente? Em sua essência, o compliance está diretamente ligado à determinação de políticas e normas precisas e transparentes e a vigilância do seu cumprimento e ao ajuste rápido nos processos, sempre que necessário. Além disso, também é o responsável pelo monitoramento e alerta de riscos legais, éticos e reputacionais que possam afetar a empresa em qualquer esfera.
A combinação dessas técnicas com a estratégia de conexão e relacionamento com o cliente é capaz de construir um grande diferencial competitivo, conquistando novos mercados e promovendo a longevidade das relações. Isso porque é por meio da identificação de valores em comum que uma empresa consegue criar conexões e laços genuínos com seus consumidores.
Uma relação duradoura entre a marca e o cliente vai além do encantamento, e é exatamente aqui que o compliance faz toda a diferença: na solidez. O compliance carrega o compromisso de garantir que as políticas determinadas pela empresa funcionem como um alicerce de valores bem definidos e capazes de criar conexões para além do superficial, cativando o reconhecimento e interesse do público-alvo. Em uma cultura cada vez mais centrada no cliente, o compliance é a garantia de que a relevância da empresa não será passageira.
Ary Vilhena, CEO da Smartspace by Digivox.