Na medicina, na indústria, no setor financeiro e outras áreas como agricultura, transporte e educação, a Inteligência Artificial (IA) vem sendo incorporada para aumentar a produtividade, melhorar a segurança e proporcionar experiências mais personalizadas. Seguindo a mesma tendência, a brasileira Dígitro Tecnologia acaba de integrar ao seu portfólio de soluções a sua própria ferramenta de IA direcionada ao atendimento a clientes e que, combinada com outras soluções de comunicação e atendimento, promete antecipar e identificar sentimentos envolvidos nas relações entre empresas e seus consumidores. O objetivo da aplicação é claro: identificar a força do relacionamento entre as partes para gerar insights de atendimento, antecipando ao atendente o nível de satisfação do cliente que está em contato com a empresa, permitindo o ajuste do script para um serviço de retenção, recuperação ou oferta de novos produtos.
A Dígitro já oferece ao mercado uma robusta solução para atendimento ao consumidor que engloba o desenvolvimento de robôs (bots), plataformas de contact center que recebem chamados a partir de diferentes fontes como as redes sociais, site, e-mail e telefonia e gerenciam o relacionamento, organizando dados estruturados sobre o cliente, tudo isso integrado a ferramentas de CRM e outros sistemas de gestão. Agenor Junior, gerente de Produto e Inovação da Dígitro, explica que estes recursos são de grande importância para a distribuição das demandas e gestão da comunicação da empresa com os seus clientes e que agora, com a Inteligência Artificial combinada, é possível incluir outros parâmetros que antecipam tendências a partir da identificação de comportamentos do consumidor.
"O investimento em pesquisa e desenvolvimento em inteligência artificial na Dígitro dobrou no último ano e em 2024 estamos chegando à R$ 3 milhões, possibilitando alcançar uma solução que analisa o tom de conversas a partir de dados do chat e voz. Dessa forma, consegue avaliar o sentimento do cliente naquela comunicação, o nível de cordialidade do atendente, a efetividade do contato para a resolução de necessidades do consumidor, gerando, ao final, um resumo do atendimento e uma classificação automática da chamada", explica Agenor.
Ao oferecer uma solução que busca não apenas resolver problemas imediatos, mas antecipar necessidades futuras, a Inteligência Artificial prepara o caminho para relações mais duradouras entre marcas e consumidores. "A tendência do mercado é o desenvolvimento de relações prolongadas e, para que isso ocorra, o mercado precisa de inteligência para identificar e prever possíveis cancelamentos e desistências", conclui Agenor.