Ampliar a capacidade de desenvolvimento de telefones celulares, assim como de software e de tecnologia de antenas. Essa é a expectativa do presidente da área de produtos móveis da Motorola, Ron Garriques, ao comentar o recente acordo que a empresa firmou para aquisição de um centro de pesquisa e desenvolvimento da BenQ Mobile, localizado na Dinamarca. As condições do acordo, que, espera-se, seja concluído no início de junho, não foram divulgadas.
Com sede na Alemanha, a BenQ Mobile adquiriu a divisão de celulares da Siemens em junho do ano passado. A empresa possui fábrica e centros de pesquisa e desenvolvimento em vários países, entre eles o Brasil. No mercado brasileiro, suas operações estão concentradas em Manaus (AM).
O CEO da BenQ Mobile, Clemens Joos, explicou que a transação não inclui a aquisição do negócio, produto ou ativo, tampouco propriedade intelectual, estrutura de produção, de distribuição, administrativa e de vendas. A Motorola irá adquirir, apenas, o centro de P&D e a equipe de 250 funcionários, a maioria engenheiros, os quais serão integrados a sua área de produtos móveis.
A aquisição reforça a estratégia da Motorola de lançar produtos inovadores, integrados com as melhores tecnologias próprias e de parceiros. As instalações do Centro de P&D da BenQ Mobile reúnem os requisitos necessários para o atendimento desse objetivo, tais como câmeras de antenas, acústicas e de radiofreqüência, laboratórios ambientais e equipamentos de mensuração para o desenvolvimento mecânico.
A instalação pertence, atualmente, a um fundo de pensão da Dinamarca e é arrendada pela Siemens Real Estate que, por sua vez, a arrenda à BenQ Mobile. Com a finalização do negócio, a Motorola espera arrendar a unidade diretamente da Siemens.
A transação representa mais um capítulo do processo de reestruturação em curso na BenQ Mobile. Em março, a companhia anunciou a intenção de, até o final de maio, centralizar as atividades de desenvolvimento da Alemanha em apenas duas fábricas daquele país e transferir os funcionários alocados em Ulm para Munique.
?Um de nossos objetivos com a consolidação das principais plantar é tornar mais ágeis as operações e simplificar nossas atividades na área de produtos?, assinalou Joos.