PDAs facilitam serviços de campo da Sabesp

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A Sabesp aposentou as tradicionais folhas de campo para dar supervisionar os serviços a executar. As equipes de manutenção passaram a dispor do suporte de PDAs para operar o novo Sistema de Gestão de Serviços de Campos (Siges), que foi adotado em setembro do ano passado e é utilizado por 800 técnicos da região metropolitana, numa experiência-piloto.

A iniciativa, programada para abranger toda a região metropolitana até junho, tem o intuito de possibilitar a padronização dos procedimentos, ao facilitar a inserção de dados mais precisos e rápidos, e uma ação muito mais estratégica dos programadores de serviços, a partir do cruzamento de dados.

De acordo com a gerente do Departamento de Desenvolvimento e Gestão da Metropolitana da Sabesp, Priscila Gonella Bianchi, esses procedimentos permitem mais produtividade e qualidade nos mais de 800 mil serviços de campo executados anualmente. São consertos de vazamento, ligações de água e de esgoto, troca de hidrômetros, entre outros atendimentos que a empresa realiza para mais de 25 milhões de pessoas no Estado de São Paulo.

Os funcionários podem informar nome da rua imediatamente, os horários de início e término da intervenção à central, fotografar a área antes, durante e após o serviço, controlar materiais utilizados e enviar arquivos aos sistemas, além de terem acesso à localização exata das instalações através das funções GPS (sistema de posicionamento global) acopladas ao equipamento e às plantas e croquis da rede.

?Por exemplo, no caso de uma chamada urgente, podemos observar se há equipe que terminou atendimento próximo ao local e deslocá-la para lá com rapidez?, explica a gerente.

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