A Hughes Network anuncia parceria com o Facebook para lançar os hotspots de Wi-Fi HughesNet ® no Brasil e no México, apoiados pela plataforma Express Wi-Fi do Facebook. Os hotspots de Wi-Fi HughesNet permitem que os comerciantes locais de vilarejos e pequenas cidades ofereçam aos clientes acesso à internet de forma pré-paga, utilizando uma solução que combina um satélite VSAT (Very Small Aperture Terminal) da Hughes e equipamentos de Wi-Fi com a plataforma Express Wi-Fi do Facebook.
"A Express Wi-Fi apoia a missão de conectividade do Facebook de colocar mais pessoas on-line, com internet mais rápida", diz Paul Monte, gerente de programação técnica da Express Wi-Fi do Facebook. "Estamos entusiasmados com essa parceria com a Hughes, devido ao grande potencial de conectar comunidades rurais em toda a América Latina, aproveitando a tecnologia de satélites da Hughes para alcançar áreas carentes e a plataforma Express Wi-Fi para oferecer uma solução de software de ponta a ponta para operadoras de redes, varejistas locais e usuários da internet".
"Nossa solução completa combinada permite que os comerciantes locais gerenciem seus próprios hotspots e vendam serviços acessíveis de internet para pessoas de todos os lugares", afirma Vinay Patel, diretor sênior da divisão internacional da Hughes. "Esta empolgante parceria com o Facebook abre uma grande oportunidade de mercado para expandir os serviços de internet via satélite de alta velocidade da HughesNet, apoiando as comunidades locais no Brasil e no México".
A Express Wi-Fi é uma plataforma que permite que os prestadores de serviços e as operadoras de redes móveis desenvolvam, operem, aumentem e monetizem seus negócios de Wi-Fi de forma sustentável e escalonável. O Facebook está fazendo parcerias com prestadores de serviços e operadoras para fornecer às pessoas acesso rápido, acessível e confiável à internet via Wi-Fi usando a Express Wi-Fi.
Os clientes da Hughes já implantaram mais de 32.000 hotspots de Wi-Fi comunitários via satélite na Rússia, no México, no Brasil e na Indonésia, disponibilizando os benefícios do acesso à internet a mais de 25 milhões de pessoas no mundo todo. Os usuários podem acessar a internet com um dispositivo portátil ou notebook compatível com Wi-Fi, seja pré-pago ou subsidiado pelo governo (obrigação de serviços universais), dependendo do modelo de serviços, e a solução pode ser prontamente implantada em praticamente qualquer lugar dentro da área de cobertura do satélite, incluindo áreas não atendidas ou carentes de infraestrutura com ou sem fio.