Durante o Painel Telebrasil 2022 Finanças & Varejo, realizado nesta terça-feira,3, Nathalia Lobo (foto), secretária de Telecomunicações do Ministério das Comunicações (MCom), destacou que o 5G pode gerar até R$ 88 bilhões para o setor de varejo até 2035. Segundo ela, o número vem de um estudo da Nokia, que aponta um ganho total de R$ 1,2 trilhão em 13 anos.
Além do impacto no comércio varejista, a secretária do MCom lembrou que diversos setores serão afetados pela chegada da tecnologia, "principalmente a indústria e o agronegócio". Ela exemplificou essa transformação com a cobertura com 4G de 35 mil quilômetros de rodovias federais com internet de alta velocidade, compromisso assumido pelas operadoras vencedoras do leilão do 5G realizado em novembro do ano passado.
Para Nathalia, a logística de cargas contará com veículos autônomos, monitoramento online, documentos digitalizados e a Internet das Coisas (IoT) para garantir mais segurança aos funcionários e produtos. "Não é só mais um 'G'. Vamos sair de uma banda larga para uma internet massiva, com vários dispositivos integrados e otimização de estoques, tudo para conseguir chegar ao consumidor final de uma forma mais inteligente", afirmou.
Por fim, ela lembrou que a tecnologia 5G chega a todas as capitais brasileiras ainda este ano e a todas as demais cidades até o final da década.