A Microsoft anunciou nesta terça-feira (3/6), na Computex 2008, feira de tecnologia da informação que ocontece até o próximo sábado (7/6) em Taipei, em Taiwan, que vai estender a ?vida? do Windows XP, para que os fabricantes de computadores possam incluir o sistema operacional em PCs desktop de baixo custo.
Com a decisão, os fabricantes agora poderão incluir o Windows XP em suas máquinas até 2010, o mesmo prazo também definido para laptops de baixo custo, disse Rob Young, diretor sênior do grupo de OEM da Microsoft, segundo informações do jornal americano The New York Times.
A companhia vinha sendo pressionada pelos fabricantes de PCs a fornecer uma versão do sistema operacional para laptops e desktops de baixo custo, para venda em países emergentes. O seu novo sistema operacional Windows Vista é visto como consumidor de recursos de hardware, portanto, destinado a máquinas de maior capacidade.
Em abril, a Microsoft havia prorrogado o prazo para a venda de licenças do XP para computadores portáteis de baixo custo como, por exemplo, da Asus Eee PC. Originalmente ela havia planejado parar de vender licenças XP em 30 de junho.
Em um comunicado divulgado na Computex, a Microsoft disse que a prorrogação é aplicável a "nettops", um termo cunhado pela Intel para se referir a desktops de baixo custo que têm configurações limitadas e se destinam a tarefas simples como navegar na internet e enviar e-mail.
A empresa, no entanto, não deixou claro quais serão as limitações aos fabricantes de PCs, a fim de impedir que instalem o XP em máquinas de configurações mais robustas. Young disse a Microsoft e os fornecedores de PCs vão fazer um acordo com base no conceito de nettop e sugeriu que a empresa não irá especificar as configurações de hardware que poderão usar o XP.