A Algar Tech implantou um aplicativo para smartphones que auxilia a realização das manutenções técnicas em redes de fibra óptica de seus clientes corporativos. O app móvel facilita a localização e o acionamento dos técnicos de campo e traz melhor visualização dos eventos na rede, dos SLAs, tempos de execução e atividades, já que todos os dados, imagens e a geolocalização são registrados em tempo real e com maior rapidez.
Além de auxiliar os técnicos de campo nestas manutenções, o app também é utilizado nas operações de vistoria preventiva no registro de possíveis falhas nas redes dos clientes da Algar Tech.
A central de monitoramento, que fica dentro da estrutura da Algar Tech, recebe a chamada do centro de operações de redes (NOC) do cliente sobre a ocorrência e, se for necessária a atuação de um técnico de campo, o acionamento é feito pelo aplicativo. O técnico recebe o chamado, vai até o local e faz o atendimento, registrando em tempo real as informações, fotos e a localização exata pelo GPS do smartphone do trecho da fibra óptica.
O aplicativo carrega todos os dados para o sistema de gestão, que é visualizado, também, pelo cliente. Ele pode acompanhar a manutenção e obter informações gerenciais mais precisas de sua rede para, por exemplo, visualizar os locais onde há maior incidência de ocorrências na rede de fibra óptica.
Por enquanto, o app foi implantado para utilização dos técnicos de field services atendendo nas cidades do Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A previsão é expandi-lo, no segundo semestre de 2015, para as operações nas demais regiões do País e disponibilizar um módulo para acompanhamento do cliente via smartphone, permitindo assim mobilidade para acompanhamento on line pelos nossos clientes dos eventos na rede.
"Nosso objetivo é aprimorar cada vez mais os serviços de field services para nossos clientes e trazer mais rapidez e capacidade de gerenciamento, por meio da mobilidade, além de oferecermos um diferencial para nossa oferta no mercado", afirma Renato Arruda, diretor de field services da Algar Tech.
Sou um dos administradores da ferramenta, é muito rápido as informações passada para o cliente. agilizando assim o trabalho em campo.