Em seu discurso durante o HP Discover 2015, evento anual que reúne clientes e parceiros de negócio da empresa e acontece esta semana em Las Vegas, nos EUA, a CEO da HP, Meg Whitman, anunciou quais serão os próximos passos da companhia ao se dividir em duas empresas, cisão anunciada em outubro de 2014 e que deve ser concluída no segundo semestre deste ano.
Como esperado pelo mercado, Meg Whitman deixou claro que a estratégia da companhia para melhorar seu desempenho financeiro, diante da crise nas vendas de computadores, será centralizada na oferta de hardware e serviços corporativos, unidade que assumirá o nome de HP Enterprise e será liderada pela executiva. Segundo ela, a separação do negócio dedicado às empresas da unidade de PCs e impressoras representa à HP um novo nível de foco, eficiência e competitividade. Sobre a outra empresa resultante da cisão, a HP Inc, Meg Whitman apenas citou que a unidade ampliará o foco para além do mercado de computadores pessoais, com novas experiências de computação imersiva.
"Estratégias de TI e de negócios devem andar juntas. Queremos ajudar os clientes a ter flexibilidade e eficiência no novo estilo da TI", declarou. Neste sentido, a CEO afirmou que a HP Enterprise, através de seu portfólio de softwares, storages, servidores e serviços, permitirá aos clientes tirar todo o partido das oportunidades apresentadas pela nuvem, big data, segurança e mobilidade no novo estilo da TI.
Para tal, a HP Enterprise se concentrará em quatro áreas: proteger o ambiente corporativo digital; capacitar organizações impulsionadas por dados; permitir maior produtividade às cargas de trabalho, bem como transformar infraestruturas híbridas, criando novo valor a todas suas aplicações. Nesta última área, inclusive, a HP anunciou o lançamento do HP Helion CloudSystem 9.0, solução de nuvem aberta, segura e integrada, que oferece a empresas e provedores de serviços um caminho rápido para a nuvem híbrida.
De acordo com Bobby Patrick, chefe de marketing (CMO) do HP Helion, a nova versão da plataforma é uma solução flexível, que elimina a lacuna entre a TI tradicional e a computação em nuvem. "As empresas conseguem reduzir entre 30% e 40% dos custos ao migrar seus sistemas tradicionais para uma plataforma Helion", salientou.
Na opinião de Antonio Neri, vice-presidente sênior e gerente geral do HP Enterprise Group, o spinoff dará à companhia maior foco para atender as necessidades dos clientes em cada mercado. "Com a conclusão da cisão, seremos mais proativos em auxiliar nossos clientes, cuja realidade demanda inovação e um parceiro com um roadmap para o futuro. Na verdade, as mudanças já começaram", comentou.
Aruba Networks
Uma das mudanças apontadas por Neri é resultante da compra da fabricante de redes Wi-Fi Aruba Networks, anunciada pela HP em março, como parte de sua estratégia em expandir a atuação no mercado de redes móveis. Segundo o executivo, com as soluções da Aruba, os clientes da HP terão sua capacidade de rede expandida em mais de 42%.
O chefe de Estratégia e Tecnologia da Aruba, Keerti Melkote, que comandará a operação da empresa dentro da HP junto com o CEO, Dominic Orr, acrescentou que as soluções de mobilidade sem fio da Aruba com o portfólio abrangente da HP, possibilitarão à companhia oferecer soluções seguras para ajudar empresas a criarem suas redes móveis de próxima geração. "Nos próximos três anos vemos uma transformação, um futuro onde o acesso à internet será feito somente por redes wireless", disse Melkote.
O executivo ainda ressaltou que, no Brasil, onde a Aruba possui alguns bancos como clientes, sendo agora parte da HP, será uma grande oportunidade para a fabricante ampliar seu market share no país, que representa hoje apenas entre 1% e 2% da operação global da companhia.
* A jornalista viajou a Las Vegas a convite da empresa.