Angeloni agiliza transações com solução de armazenamento flash

0

A Pure Storage anuncia que o Grupo Angeloni escolheu o flasharray da Pure Storage para armazenar os dados corporativos e processar as informações geradas pelas suas empresas. Considerado a décima maior rede de supermercados do País, o Angeloni é formado ainda por farmácias, postos de combustíveis e e-commerce.

Com o crescimento das operações comerciais, os negócios do grupo empresarial passaram a exigir uma alta disponibilidade do sistema de armazenamento. Porém, o modelo híbrido de storage anterior da companhia, composto por discos de estado sólido (flash) e mecânicos, apresentava sinais de que estava sobrecarregado, com lentidão de transações comerciais, como as de emissão de notas fiscais e de operações com cartões de crédito.

Quando o equipamento chegou próximo ao seu limite de vida útil, que é de cerca de três a quatro anos, a equipe de TI decidiu buscar uma solução de armazenamento mais eficiente e com melhor custo/benefício. "Estávamos com o equipamento entrando na obsolescência, com perda de performance, e por isso precisávamos de um

, explica Gustavo Gaidzinski, CIO do Grupo Angeloni.

Contratada pela varejista, a Logicalis analisou o ambiente de storage e sugeriu a implantação do equipamento FlashArray//M da Pure Storage, com 20 terabytes de capacidade bruta, nos dois data centers do grupo.

Então, foi realizada uma prova de conceito, na qual o Angeloni comprovou a facilidade de implantação do equipamento – instalação e configuração levaram apenas seis horas –, bem como o desempenho que ele proporcionaria ao banco de dados e aos sistemas críticos. "A solução da Pure Storage é extremamente rápida em comparação a dos competidores. Em outras plataformas, a configuração poderia durar pelo menos o dia inteiro", considera Gaidzinski.

Ainda na fase de testes, os arrays ofereceram o dobro da taxa de redução de dados em relação ao storage da concorrência de mesma capacidade, também testado pelo Angeloni. A diminuição de 10x ou mais no tempo de resposta para os bancos de dados que envolvem os processamentos realizados durante atividades diárias, principalmente as transações online, representou outra vantagem. Entre as funcionalidades destacadas estão ainda a compressão e a desduplicação de dados: o ganho com os dois atributos combinados foi de mais de 4x em redução de dados, ou seja, para armazenar 4.4 Terabytes das aplicações, foi necessário utilizar apenas 1 Terabyte dentro do storage.

O Angeloni optou pela implantação das soluções totalmente flash da PureStorage. Desde então, melhorou o desempenho do sistema de armazenamento, com menor tempo de resposta para os bancos de dados. "Voltamos a trabalhar com folga de processamento para conseguir absorver os picos de utilização que ocorrem no transcorrer do ano sem degradar a performance das demais aplicações", comenta Gaidzinski.

A solução da Pure ofereceu uma maior quantidade de transações executadas simultaneamente. Mesmo durante os picos de processamento de transferência de dados, o tempo de latência se manteve inalterado, importante para que o equipamento não demore a entregar as respostas, o que pode ocasionar lentidão no sistema. O grupo obteve ainda alguns relatórios de processamento internos, que rodam geralmente durante a madrugada, com tempos de geração reduzidos em até 50% em relação ao storage anterior. Como consequência, diminuiu o tempo de processamento noturno, bem como a extração de relatórios de Business Intelligence (BI).

O Angeloni ainda espera que, com a implantação da solução totalmente flash, haja economia de custos decorrente da redução de até 10x no consumo de energia e espaço, e também ganhos de escalabilidade, com suporte ao crescimento da demanda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.