Mesmo com os feriados da Sexta-feira Santa e Tiradentes, as vendas totais indicaram melhora em relação aos meses anteriores, encolhendo apenas 0,2% em relação a abril de 2016, de acordo com o relatório SpendingPulse publicado pela Mastercard, que mede o desempenho do varejo.
As vendas de abril mostraram sinais de recuperação em comparação à queda de 1,4% no primeiro trimestre de 2017, e a de 4,6% no quarto trimestre de 2016. O número exclui automóveis, materiais de construção e restaurantes.
Setores como supermercados, vestuário e artigos de uso pessoal e doméstico cresceram acima do indicador de vendas. No entanto, móveis e eletrodomésticos, combustíveis, artigos farmacêuticos, materiais de construção e restaurantes tiveram resultados abaixo das vendas totais. O segmento de restaurantes, por sua vez, caiu 2,3% em abril; e 7,9% no primeiro trimestre em 2017.
Enquanto isso, o e-commerce prosseguiu com a trajetória de crescimento de dois dígitos, alcançando 29% sobre abril do ano passado, mesmo com o mês tendo menos dias úteis em função dos feriados. Os setores que impulsionaram o forte salto dos últimos meses foram: eletrônicos, hobby & livraria e móveis, que tiveram indicadores acima do canal de distribuição. No entanto, vestuário e artigos farmacêuticos ficaram abaixo do crescimento, mas com um resultado expressivo se comparado ao comércio varejista em geral.
Desempenho nas regiões brasileiras em abril de 2017: Sul e Sudeste apresentaram resultados positivos, respectivamente, 1,7% e 1,6%, com o Nordeste (-0,1%) também acima das vendas totais. Enquanto isso, Norte (-1,3), e Centro-Oeste (-1,1%) ficaram abaixo do registrado pelo varejo, no comparativo com o mesmo período do ano anterior.
"O ambiente econômico ainda se mantém desafiador, com o aumento da taxa de desemprego e deterioração da massa salarial. Mesmo assim, a confiança do consumidor continua crescendo em abril em relação ao mês anterior. Neste panorama, há uma possibilidade de melhora gradativa no comércio varejista do País nos próximos meses", afirma Kamalesh Rao, ddretor de Pesquisa Econômica da Mastercard Advisors.