O comércio eletrônico alcançou faturamento de R$ 2,6 bilhões no primeiro semestre, de acordo com dados da consultoria de marketing online e-bit. A cifra representou um crescimento de 49% em relação ao registrado no mesmo período do ano passado, ficando quatro pontos porcentuais acima da expectativa inicial da empresa.
No período, o volume de vendas teve alta de 45%, em relação ao primeiro semestre de 2006, impulsionado pelo crescimento no número de consumidores online, destacou a e-bit. Segundo a consultoria, três fatores foram os responsáveis por essa alta. O maior volume de vendas foi impulsionado pela entrada de novos consumidores online (em dezembro de 2006, no Brasil, cerca de 7 milhões de pessoas já tinham experimentado a comodidade de comprar sem sair de casa, hoje já são quase 8 milhões de pessoas que fizeram pelo menos uma compra pela rede). Além disso, o aumento da freqüência de compras por ?usuários? mais experientes aliado à escolha de produtos com maior valor agregado colaborou muito para o crescimento. Somente em maio deste ano, cerca de 11% das pessoas responderam que realizaram mais de dez compras nos últimos seis meses.
De acordo com a e-bit, além do aumento do volume de vendas, o valor maior das compras também influenciou no crescimento do faturamento do setor. O gasto médio registrado nas lojas online foi de R$ 296, aproximadamente 3% acima do registrado em 2006, mesmo com deflação de 1,92% no canal web conforme levantado pelo índice e-flation do Provar (Programa de Administração do Varejo da USP e o Canal Varejo).
O mês de maior faturamento no semestre foi maio, em que se comemora o Dia das Mães. Ele representou cerca de 19% do faturamento do semestre e registrou o maior número de vendas, contabilizando mais de 1,6 milhão de pedidos. Os produtos mais escolhidos para presentear as mães foram livros, informática e eletrônicos representando 15%, 11% e 9% respectivamente.
O balanço do semestre indica que o setor de e-commerce está crescendo e conquistando cada vez mais novos clientes. Cerca de 19% dos consumidores fizeram no período a sua primeira compra na internet. O índice de satisfação e-bit no semestre é de 87,15% sendo um dos maiores desde sua criação em 2000.