Softex e IBGE iniciam trabalho para criar banco de dados da indústria de software

0

As consultorias contratadas pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) se reuniram com técnicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para definir a metodologia de trabalho a ser estabelecida para a implantação do Sistema de Informações da Indústria Brasileira de Software e Serviços (SIBSS), que irá mapear o setor nacional de software e serviços.

Na reunião foi discutida a abrangência da indústria brasileira de software e serviços, constituída pelas empresas pertencentes à CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) 72, que leva em conta a atividade principal da empresa, entendida como a sua fonte principal de receita. A CNAE 72 inclui empresas de consultoria em hardware e software, de processamento de dados, atividades de banco de dados e distribuição online de conteúdo eletrônico, e de manutenção e reparação de máquinas de escritório e de informática.

A abrangência do SIBSS, porém, não se limitará ao conjunto de empresas pertencentes à CNAE 72. "Há interesse em conhecer, também, todas as empresas e instituições que, embora não tenham em software e serviços a sua atividade principal, desenvolvam software para uso interno ou para comercialização. O mapeamento desse segundo conjunto de empresas é um dos principais desafios da equipe", destaca Virgínia Duarte, gerente da Softex e responsável pela gestão do projeto SIBSS.

Várias pesquisas realizadas pelo IBGE serão utilizadas pela equipe do SIBSS durante o trabalho de levantamento de dados. Entre elas estão a Pesquisa Anual de Serviços (PAS), que traz dados diversos sobre as empresas classificadas na CNAE 72; a Pesquisa Industrial Anual (PIA), partir da qual a equipe SIBSS poderá conhecer as empresas da área industrial (CNAEs 10 a 37) que desenvolvem software, ainda que esta não seja a sua atividade principal; a Pesquisa Industrial de Inovação Tecnológica (Pintec), por meio da qual será possível caracterizar o perfil inovador de empresas de software e serviços.

"A parceria nos permitirá conhecer mais a fundo o setor de software e serviços. Também nos auxiliará no processo de mapeamento de empresas de outros setores que desenvolvem software, um universo até então pouco conhecido", avalia Virgínia.

A expectativa é de que o SIBSS se transforme em fonte de referência para o governo, as empresas, a área acadêmica e a mídia nacional e internacional, fornecendo subsídios para a tomada de decisões políticas e empresariais e auxiliando no fortalecimento da imagem da indústria brasileira de software e serviços no Brasil e no exterior. O projeto, coordenado pela Softex, tem recursos e apoio fornecidos pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), através da Secretaria de Política de Informática (Sepin).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.