BRASÍLIA— Ao menos 90% dos municípios brasileiros contam com uma política de inclusão digital. O número é muito maior que o registrado em 2006, quando 52,9% declararam ter algum tipo de política pública de acesso às tecnologias da informação e comunicações (TICs). Os dados são de uma pesquisa realizada em 2012 e divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira, 3. O levantamento aponta no entanto que os projetos desenvolvidos exclusivamente pelas prefeituras são minoria. Na maioria dos casos (76,9%), a participação do governo federal prevalece, ou contam com a colaboração dos governos estaduais (38,1%). Apenas 23,35% dos municípios desenvolvem seus planos sem o apoio federal ou estadual.
A pesquisa aponta, também, que as principais iniciativas de inclusão da maioria das prefeituras (76,8%) são a instalação de computadores nas escolas públicas municipais ou de telecentros (veja gráfico abaixo). Os dados indicam, ainda, que 76,2% dos municípios criaram esses equipamentos.
Outro dado do relatório é que em 795 municípios as prefeituras fornecem redes Wi-Fi – ou seja, em 14,3% dos municípios do país. Na maioria dessas cidades (382) a cobertura é de alguns bairros da área urbana e em 181 o sinal chega a parte da área rural.
O levantamento do IBGE também aponta que quase 75% dos municípios possuem página na internet, sendo que 11,2% declararam que suas páginas são acessíveis a pessoas com deficiência.