A Sonda IT, companhia chilena de soluções e serviços de TI, e o Grupo CEEE, conglomerado do setor de energia elétrica no Rio Grande do Sul, juntamente com seu acionista majoritário, o governo daquele Estado, assinam, nesta quinta-feira, 3, contrato de R$ 125,5 milhões para a modernização tecnológica da companhia de energia elétrica.
O projeto, que levará três anos e atenderá 3,5 mil empregados da CEEE, visa dar a companhia uma maior flexibilidade em seus processos de negócio para atender as demandas regulatórias e, com isso, atingir a melhora na qualidade do atendimento ao cliente final. Para a Sonda IT, o contrato reforça sua estratégia de regionalização no Rio Grande do Sul, onde atua desde 2004, e reflete seu objetivo em reproduzir localmente todo o seu portfólio de soluções e serviços através de uma oferta integrada.
Dentre as implementações feitas pela integradora estão: o sistema de gestão empresarial da SAP; a solução de gestão comercial da Sonda IT que processa informações de cadastro, leitura, medição, faturamento arrecadação, cobrança e serviços de campo, assim como o sistema de gestão fiscal da Sonda IT, o Comply. Por fim, a Sonda IT também será responsável pela infraestrutura, tais como servidores e storages, com tecnologia IBM Risc.
O contrato faz parte do projeto Pró-Energia RS – Programa de Expansão e Modernização do Sistema Elétrico, que reforçará a infraestrutura para o fornecimento de energia elétrica na Região Metropolitana de Porto Alegre e na sua área de concessão. O objetivo é realizar um conjunto de obras de expansão e adequação no sistema elétrico de alta e média tensão da CEEE Distribuição, atribuindo o atendimento do crescente mercado consumidor com base na melhoria contínua da qualidade, confiabilidade e segurança. A CEEE Distribuição atende 72 municípios e uma população de 4,8 milhões de pessoas.
O financiamento obtido para custear o programa foi realizado a partir de dois contratos: o primeiro, com o Banco Interamericano de Desenvolvimento BID-2700/OC-BR, (celebrado no dia 19 de setembro de 2012) e o segundo, com a Agência Francesa de Desenvolvimento CBR 1045 – AFD (celebrado em 26 de dezembro de 2012).