Há pouco tempo, o site How Old Do I Look caiu nas graças da internet. Usando tecnologias de reconhecimento facial (assim o Facebook faz com as fotos, em que ele sugere marcar seus amigos), o sistema analisa fotos e mostra quase instantaneamente a idade e o sexo das pessoas que estão nas imagens. Confesso que dá um medinho de parecer mais velho para a máquina, mas comigo ele acertou quase em todas. É divertido.
Um dos princípios por trás dessa tecnologia é a machine learning, em que os sistemas criam alguns parâmetros com base em comportamentos, características e 'aprendem' conforme novas ações ou dados vão surgindo. Na última década, a aprendizagem das máquinas nos trouxe carros que dirigem sozinhos, pesquisas na web mais eficazes e uma melhor compreensão do genoma humano.
O conceito de machine learning está tão difundido hoje, que você provavelmente tem contato com isso diversas vezes por dia e nem sabe. Muitos pesquisadores também acham que essa é a melhor maneira de fazer progressos no sentido de trazer nível humano à inteligência artificial. Atualmente ela é considerada a tendência, em dados e análise, mais importante para todo mundo, não apenas para aqueles que estão tentando usá-la para aumentar a receita e oferecer novos valores para consumidores.
Trazendo para a realidade do lifecycle marketing, o machine learning vai levar os sistemas a identificarem o melhor momento e com qual indivíduo se comunicar. No e-commerce, promete auxiliar no sistema de recomendação de produtos a partir da segunda ou da terceira compra, quando há mais insumos de web behavior, permitindo antecipar comportamentos de compra ao implementar programas de cross sell e up sell, por exemplo, com mais assertividade.
Mas, para tudo isso acontecer, é preciso, antes, ter três premissas aplicadas na sua empresa:
- Contratar uma tecnologia que possua insumos para machine learning
- Ter profundo conhecimento da aplicabilidade dos dados first, second e third party
- Aproveitar todo conhecimento sobre os dados e praticar data-driven marketing
Para saber mais: Stanford University oferece um curso online gratuito de Machine Learning. Os vídeos das aulas também tem legendas em português.
Fontes: How Old Do I Look; Stanford University; Advertising Age
Suelen Giacomele, content marketing da Pmweb.