Machine learning – você precisa saber a respeito

0

Há pouco tempo, o site How Old Do I Look caiu nas graças da internet. Usando tecnologias de reconhecimento facial (assim o Facebook faz com as fotos, em que ele sugere marcar seus amigos), o sistema analisa fotos e mostra quase instantaneamente a idade e o sexo das pessoas que estão nas imagens. Confesso que dá um medinho de parecer mais velho para a máquina, mas comigo ele acertou quase em todas. É divertido.

Um dos princípios por trás dessa tecnologia é a machine learning, em que os sistemas criam alguns parâmetros com base em comportamentos, características e 'aprendem' conforme novas ações ou dados vão surgindo. Na última década, a aprendizagem das máquinas nos trouxe carros que dirigem sozinhos, pesquisas na web mais eficazes e uma melhor compreensão do genoma humano.

O conceito de machine learning está tão difundido hoje, que você provavelmente tem contato com isso diversas vezes por dia e nem sabe. Muitos pesquisadores também acham que essa é a melhor maneira de fazer progressos no sentido de trazer nível humano à inteligência artificial. Atualmente ela é considerada a tendência, em dados e análise, mais importante para todo mundo, não apenas para aqueles que estão tentando usá-la para aumentar a receita e oferecer novos valores para consumidores.

Trazendo para a realidade do lifecycle marketing, o machine learning vai levar os sistemas a identificarem o melhor momento e com qual indivíduo se comunicar. No e-commerce, promete auxiliar no sistema de recomendação de produtos a partir da segunda ou da terceira compra, quando há mais insumos de web behavior, permitindo antecipar comportamentos de compra ao implementar programas de cross sell e up sell, por exemplo, com mais assertividade.

Mas, para tudo isso acontecer, é preciso, antes, ter três premissas aplicadas na sua empresa:

  1. Contratar uma tecnologia que possua insumos para machine learning
  2. Ter profundo conhecimento da aplicabilidade dos dados first, second e third party
  3. Aproveitar todo conhecimento sobre os dados e praticar data-driven marketing

Para saber mais:  Stanford University oferece um curso online gratuito de Machine Learning. Os vídeos das aulas também tem legendas em português.

Fontes: How Old Do I Look; Stanford University; Advertising Age

Suelen Giacomele, content marketing da Pmweb.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.