A Cisco anuncia a intenção de doação de parte dos equipamentos utilizados na realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, ao Governo do Estado do Rio de Janeiro. Os equipamentos serão empregados na melhoria da prestação de serviços à população do Estado, assim como no aumento da eficiência e eficácia dos serviços prestados à Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.
O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (PRODERJ) tem provido a infraestrutura de processamento e de armazenamento de toda a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, como parte do Projeto de Infraestrutura de Computação em Nuvem.
A iniciativa tem como propósito suportar os principais sistemas de gestão e de ensino no estado como, por exemplo, a matrícula informatizada. Segundo o governo do Estado do Rio de Janeiro, a doação beneficiará mais de 600 mil alunos da rede estadual de ensino.
Além da área de Educação, os equipamentos doados terão impacto direto nos serviços prestados para órgãos e secretarias estaduais como Segurança, Saúde, Fazenda e Planejamento e Procuradoria Geral do Estado. A modernização permitirá ainda a implantação de modernas ferramentas de Business Intelligence (BI), que possibilitará uma gestão mais eficiente e transparente das informações de governo.