Um relatório da Juniper Research descobriu que a adoção de chatbots nos setores de varejo, bancos e saúde produzirá economias de US$ 11 bilhões por ano até 2023, acima dos US$ 6 bilhões estimados em 2018.
A pesquisa descobriu que essas economias de custo serão derivadas da quantidade reduzida de tempo gasto em consultas de atendimento ao cliente. Usando chatbots, as empresas reduzirão drasticamente os tempos de resposta e interação via telefone e canais sociais. A previsão é que os consumidores e as empresas combinadas economizem mais de 2,5 bilhões de horas até 2023 nesses setores.
Invasão de chatbots no varejo
A nova pesquisa, "Chatbots: Banking, eCommerce, Retail & Healthcare 2018-2023", descobriu que o setor de varejo obterá os maiores benefícios da tecnologia chatbot, com a Juniper estimando que até 2023 mais de 70% dos chatbots acessados ??serão baseados no varejo.
Ele destacou tanto o atendimento ao cliente quanto o e-Commerce como principais casos de uso, embora tenha sido alertado que um maior investimento na funcionalidade do chatbot será necessário para atender às expectativas do consumidor. Nesse contexto, a Juniper prevê que a melhoria na IA (inteligência artificial), conforme demonstrado recentemente pelo Duplex do Google, para criar uma experiência de usuário mais personalizada seria fundamental para criar um fator "pull" para os chatbots.
A Juniper citou benefícios como redução de custos, up-selling, marketing e recuperação de carrinhos como os principais fatores de "push" dos varejistas. Os varejistas aproveitarão essas oportunidades; impulsionando a implementação do chatbot e conduzindo transações de comércio eletrônico via chatbots para atingir US $ 112 bilhões até 2023.
Integração do Chatbot no futuro dos aplicativos
A pesquisa descobriu que, embora os aplicativos de mensagens tenham sido as primeiras plataformas em que os chatbots floresceram, os aplicativos ativados pelo chatbot aumentarão bastante, já que muitos varejistas, instituições financeiras e provedores de assistência médica integram a tecnologia em seus aplicativos dedicados.
Até 2023, a Juniper prevê que mais de 50% dos chatbots acessados ??serão por meio de aplicativos distintos, com integração completa do bot revertendo a composição da funcionalidade atual do aplicativo.